
Naruhito destaca importância de transmitir lições da guerra (Wikimedia)
O imperador Naruhito, em sua mensagem de Ano Novo divulgada em 1º de janeiro, enfatizou a importância da paz ao expressar seu desejo de que as pessoas do mundo avancem com esperança no próximo ano.
Tendo realizado “viagens memoriais” à Ilha de Iwoto, assim como às províncias de Okinawa, Hiroshima e Nagasaki ao longo do ano passado para marcar o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, o imperador afirmou ter obtido uma apreciação pela paz renovada que o Japão desfruta hoje.
“Também me impressionei profundamente com a importância de continuar a transmitir essas experiências e lições às futuras gerações”, disse o imperador, de 65 anos, em um comunicado.
Artigos relacionados
Desafios globais e solidariedade
Ao mesmo tempo, o imperador disse que seu coração “doía” com as guerras e conflitos que continuam a ceifar muitas vidas ao redor do mundo, pedindo diálogo e compreensão mútua.
O imperador também expressou preocupação por aqueles afetados por desastres naturais em todo o Japão no ano passado, assim como por aqueles que lutam com o aumento do custo de vida, mas disse que se sentiu “encorajado” por aqueles que ajudam os outros.
“Espero que este ano, também, as pessoas demonstrem compaixão e apoio umas às outras enquanto trabalham juntas para superar situações desafiadoras”, disse ele.
Compromissos oficiais e a nova geração
Com 2026 marcando 15 anos desde que o grande terremoto e tsunami atingiram o nordeste do Japão, a agência está considerando organizar uma visita do imperador e da imperatriz Masako às três províncias mais atingidas: Iwate, Miyagi e Fukushima.
O casal imperial também deverá visitar a província de Kumamoto no outono para marcar o 10º aniversário dos terremotos que abalaram a província do sudoeste do Japão em 2016.
Sua única filha, a princesa Aiko, de 24 anos, deverá continuar a desempenhar deveres oficiais tanto no Japão quanto no exterior este ano.
Saudações no Palácio Imperial
O imperador, juntamente com outros membros da Família Imperial, está programado para realizar um evento público de saudação de Ano Novo no Palácio Imperial em 2 de janeiro.
O príncipe Hisahito, sobrinho do imperador que completou seus rituais de maioridade em setembro do ano passado, participará pela primeira vez.
Fonte: MN







