Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Pneus comuns nas vias com neve são uma loucura: podem causar paralisação e colocar vidas em risco

| Sociedade

Durante uma paralisação que pode levar horas ou dias, já aconteceram mortes de motoristas. Por isso, sob alerta de neve, procure não viajar, mas se isso for difícil, leve o essencial.

Ouça a notícia:
Konishi Sangyo - Empregos no Japão
paralisação

Fila de veículos parados sob a neve, em Sekigahara (CBC TV)

Dirigir o veículo com pneus comuns nas rodovias e vias expressas é altamente arriscado, pois pode causar paralisação de horas ou dias e, no passado, já ocorreram mortes de motoristas. 

Publicidade
UT SURI-EMU - Empregos seguros no Japão

A onda de frio mais forte e prolongada desta temporada está causando queda de neve pesada, o que requer cautela para que carros ou caminhões não encalhem na via pública.

Os pneus comuns têm um bom desempenho em estradas secas. No entanto, em pistas com neve ou gelo, a aderência diminui significativamente, deixando o motorista “impossível de parar, subir ladeiras ou fazer curvas”, afirma Daisuke Nishihara, da filial de Hiroshima da Federação Automobilística do Japão (JAF).

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

De fato, o Regulamento de Fiscalização do Código de Trânsito estabelece que dirigir com pneus comuns em estradas com neve é uma infração e sujeito a penalidades. Um único veículo que encalhe na estrada pode causar uma longa paralisação, por isso, o motorista deve ter isso em mente.

Apelo para evitar viajar

Na quarta-feira, o Observatório de Meteorologia de Nagoia (Aichi) e a NEXCO realizaram uma coletiva de imprensa conjunta para apelar aos motoristas: reiteraram o uso de pneus adequados para trafegar na neve, a necessidade de cuidado devido ao acúmulo e à superfície das estradas congeladas, a importância de evitar viajar sem necessidade e, se for preciso, calcular tempo suficiente para não ter pressa.

Paralisação pode custar uma vida 

Em janeiro de 2024, formou-se uma paralisação perto do entroncamento de Sekigahara (Gifu), na via expressa Meishin. Aproximadamente 1,2 mil veículos ficaram presos em ambos os sentidos. Acredita-se que a causa tenha sido um caminhão que derrapou e ficou preso. Foram necessárias mais de 19 horas para que o trânsito fosse liberado.

paralisacoes na neve como se preparar e evitar riscos fatais destaque 1

Escapamento deve ficar livre da neve (CBC TV)

Também houve casos de motoristas que perderam a vida durante o período da paralisação, em fevereiro de 2018. Foi na rodovia 8, na província de Fukui, onde 1,5 mil veículos ficaram presos por 3 dias em uma fila gigantesca de aproximadamente 20 quilômetros. Dois motoristas morreram por intoxicação por monóxido de carbono causada pelos gases de escape de seus veículos, cujos escapamentos ficaram soterrados na neve.

Prevenção na paralisação

Itens essenciais para se preparar caso fique preso em uma paralisação incluem comida e bebida (pães, biscoitos, chocolate, oniguiri, chá, água, etc.), um banheiro portátil, um cobertor, aquecedores de mãos e uma bateria externa.

Além disso, levar uma pá de neve também lhe dará uma sensação de segurança, explicou Daisuke Nishihara da JAF.

Fontes: CBC TV e Sankei

🎥 Assista ao vídeo desta notícia

+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo