Tóquio prepara hospitais para oferecer melhor atendimento a pacientes estrangeiros

Hospitais serão preparados para oferecer serviços médicos em vários idiomas até o ano fiscal de 2020.

Hospitais serão preparados para oferecer serviços médicos em vários idiomas até o ano fiscal de 2020 (imagem ilustrativa)

Visto que a onda de turistas do exterior continua crescendo no Japão, Tóquio está preparando 14 hospitais na capital para serem amigáveis aos estrangeiros.

Publicidade

O plano é para certificar os hospitais, aqueles administrados pelo governo metropolitano e pela Corporação de Tratamento Médico e Saúde Metropolitana de Tóquio, como instituições preparadas para oferecer serviços médicos em vários idiomas até o ano fiscal de 2020.

Sob o plano, os 14 hospitais serão reconhecidos pela Fundação de Educação Médica do Japão como instituições suficientemente equipadas para aceitar pacientes estrangeiros sob o sistema de Serviço de Acreditação Médica do Japão para Pacientes Internacionais (JMIP na sigla em inglês).

As exigências para o reconhecimento JMIP incluem a disponibilidade de manuais para receber e tratar pacientes estrangeiros, assim como serviços de interpretação.

Além do Hiroo Hospital, somente 7 outros hospitais em Tóquio receberam o reconhecimento do JMIP desde maio. Eles são o NTT Medical Center Tokyo, o Center Hospital of the National Center for Global Health and Medicine, o Tokyo Nishi Tokushukai Hospital, o International University of Health and Welfare Mita Hospital, o Tokyo Saiseikai Central Hospital, o Toranomon Hospital e o Tokyo Takanawa Hospital.

Subsídios a instituições médicas que atendem a certos padrões para lidar com estrangeiros

Em um programa separado, o governo metropolitano fornecerá subsídios a instituições médicas que atendem a certos padrões para lidar com pacientes estrangeiros.

As instituições que atenderem aos critérios, como sinalização em língua estrangeira e informação em sites, serão elegíveis para receber até 500.000 ienes ($4.560) em subsídios. O governo metropolitano espera que 180 instituições médicas se tornem elegíveis para os subsídios durantes os 3 anos até março de 2020.

Curso de inglês para enfermeiras e aumento de intérpretes em serviços de videochamadas

Respondendo à orientação do governo metropolitano, a Associação de Enfermagem de Tóquio lançou um curso de língua inglesa para seus membros.

A associação planeja fornecer “enfermeiras de apoio” durante as olimpíadas de Tóquio em 2020 e está trabalhando para garantir que cerca de 700 profissionais realizem o curso no ano fiscal de 2017. O curso focará em termos médicos e frases usadas para perguntar aos pacientes sobres seus sintomas e primeiros tratamentos.

Enquanto isso, o Instituto do Japão para Saúde Global (JIGH na sigla em inglês), uma organização com sede em Tóquio que tem foco em questões relacionadas à saúde, aumentará o pessoal em seus serviços de videochamada em cerca de 40%, para 400 intérpretes, até 2020, alta dos atuais 280.

A expansão focará em intérpretes especializados em português e espanhol, de acordo com um representante do JIHG. Para se tornar um intérprete médico qualificado são necessários pelo menos 3 anos de treinamento, devido à extensão exigida de conhecimentos médicos e habilidades linguísticas.

Pacientes estrangeiros que busca serviços médicos em outras línguas além do japonês está em alta

O número de pacientes estrangeiros que busca serviços médicos em outras línguas além do japonês está em alta. O governo metropolitano de Tóquio oferece um serviço por telefone que encaminha os não falantes de japonês a instituições médicas linguisticamente capazes. No ano fiscal de 2016, o serviço, que cobre os idiomas inglês, chinês, coreano e outras 2 línguas, gerenciou cerca de 8.500 solicitações, alta de mais de 80% em comparação há 5 anos.

Fonte: Nikkei
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Consulado de Tóquio realiza primeira Feira de Educação em Gunma

Publicado em 28 de agosto de 2017, em Tome Nota

Consulado de Tóquio realiza primeira Feira de Educação em Gunma com a participação de diversas instituições de ensino locais. Confira mais informações.

21-10-2017 Feira Tokyo

Publicidade

O Consulado-Geral do Brasil em Tóquio organiza, em parceria com a AEBJ, Associação de Escolas Brasileiras no Japão, a I Feira de Educação do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio, a realizar-se juntamente ao Festival da Juventude, nos dias 21 e 22 de outubro, no Ota Shimin Kaikan, na cidade de Ota (Gunma).

O evento contará com participação de diversas instituições de ensino locais, como escolas e universidades brasileiras, de NPOs e do Conselho de Cidadãos de Tóquio.

O objetivo principal da Feira é o de estimular diferentes segmentos da comunidade brasileira, sobretudo os jovens estudantes e aqueles que interromperam seu processo de formação para vir ao Japão, a darem seguimento aos estudos, habilitando-os a obterem uma melhor inserção no mercado de trabalho japonês (ou brasileiro, em caso de eventual retorno) e integração à sociedade japonesa.

Durante a Feira, jovens e pais poderão conhecer os programas de estudo em português, inglês e japonês, oferecidos por inúmeras instituições de ensino estabelecidas neste país, dirigidos a estrangeiros residentes no Japão.

A iniciativa pretende divulgar informações sobre oportunidades de educação continuada, incluindo acadêmica e profissionalizante, aprendizado e/ou aperfeiçoamento de idiomas, ensino à distância, intercâmbios estudantis e outros cursos.

A Feira contará também com seminários e workshops gratuitos sobre temas ligados à educação, como aspectos do sistema educacional japonês, orientação vocacional, bolsas de estudo, acesso às universidades no Japão, financiamento estudantil, entre outras.

Dias 22 e 23 de outubro de 2017
Local: Ota Shimin Kaikan (Gunma)
Info: site do Consulado Geral do Brasil em Tokyo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!