Justiça reconhece karoshi de motorista de caminhão

Motorista e entregador nas lojas de conveniência morreu subitamente por excesso de trabalho (karoshi). Fazia média de 110 horas extras mensais.

Histórico dos cartões do ponto do motorista mostram que chegou a cumprir 141h37min extras no mês (ANN)

A Inspetoria de Normas Trabalhistas de Nagano reconheceu que um motorista de caminhão e entregador de produtos nas lojas de conveniência de 43 anos morreu por karoshi ou excesso de trabalho. O laudo de sua morte foi dado em 24 de agosto e o anúncio na quinta-feira (31).

Publicidade

Ele era funcionário da Shinano Rikuso (Shinriku), com sede em Chikuma (Nagano). O motorista, cuja identidade não foi divulgada, morreu em janeiro deste ano. Após ter realizado uma entrega em uma loja de conveniência em Ueda (Nagano), foi encontrado caído no estacionamento.

Ele foi socorrido, porém sua morte foi confirmada pelo hospital. A causa da morte foi dissecção aórtica aguda. Essa é uma doença que afeta a aorta, maior artéria do corpo humano a qual transporta o sangue do coração para o corpo.

Karoshi pelas longas horas extras

Durante os 6 meses antes de sua morte, a média mensal de horas trabalhadas foi de 110 horas extras. Havia meses em que o motorista fez mais de 130 horas, chegando a 141h37min horas extras, sendo que o limite estabelecido pelas normas trabalhistas é de 80 horas extras.

Foi constatado que o motorista não tinha tempo suficiente para repouso. Além disso, saciava sua fome comendo onigiri (bolinhos de arroz) ao volante, teria contado aos familiares.

O motorista foi admitido em março do ano passado. Segundo o advogado dos familiares, quando ingressou na companhia pesava 66,9 Kg. Sete meses depois o peso caiu para 59,6 Kg.

Mãe lamenta pela morte do filho

“Ele voltava para casa por volta das 3h00 e eu ficava preocupada com esse trabalho árduo. Era um bom trabalhador e de personalidade gentil. Lamento profundamente em pensar que nunca mais o verei”, desabafou a mãe para o Sankei News.

A companhia de transporte declarou que lamenta pela família enlutada e irá se empenhar para promover melhorias no trabalho.

Fontes: Sankei, News 24 e ANN
Foto: ANN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aichi: trabalhador chinês esfaqueia esposa e ela morre no hospital

Publicado em 2 de setembro de 2017, em Crime

Em um ‘danchi’ de Okazaki, um trabalhador chinês esfaqueou a esposa. Foi preso em flagrante.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!