Rajio Taiso: senso de união e encorajamento da boa saúde

Essa ginástica surgiu no Japão há 90 anos e ainda faz parte do dia a dia em escolas e muitas empresas como uma maneira de encorajar a boa saúde, além de construir moral e um senso de união de grupo.

Rajio taiso são exercícios acompanhados de música que surgiu no Japão pela primeira há 90 anos (YouTube/orahonoradiotaiso)

O costume da radio calistenia – rajio taiso (ラジオ体操) no Japão – que são rotinas com exercícios curtos acompanhados de música, surgiu pela primeira vez há cerca de 90 anos.

Publicidade

Era comum que grupos praticassem diferentes variedades de rajio taiso em parques e espaços abertos. Enquanto o costume diminuiu bastante, muitos estão agora olhando para as rotinas de exercício como uma maneira de ajudar a sociedade na melhor idade no Japão a ficar em forma.

Um ritual logo pela manhã

A rajio taiso, ou radio calistenia, são rotinas de exercícios rítmicos acompanhados de música. Por cerca de 90 anos, a rede estatal NHK as transmitiu em seu canal de rádio logo pela manhã, diariamente, assim como em outros horários.

Durante as férias de verão, segundo site Nippon, grupos de pais e organizações municipais locais geralmente realizam encontros de rajio taiso para as crianças. Os jovens participantes, que preenchem assiduamente seus cartões de comparecimento, podem trocá-los, no final do dia, por doces, artigos de papelaria e outros presentes.

Cartão de comparecimento para a rajio taiso (Nippon)

Esse exercício já foi um dos maiores acontecimentos nas vidas das crianças que frequentam a escola, contudo, com o declínio populacional do país, preocupações com o barulho e outros fatores afetaram a participação. De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pela fornecedora de material educacional, a Benesse, somente um pouco mais da metade dos estudantes de ensino fundamental agora participam de eventos de rajio taiso.

A popularidade do taiso é grande entre os idosos, com muitos desses praticantes considerando os exercícios como uma maneira fácil de manter a saúde física em seus anos de ouro (YouTube/orahonoradiotaiso)

Um setor onde a rajio taiso ainda desfruta de forte popularidade é entre os idosos, com muitos desses praticantes considerando os exercícios como uma maneira fácil de manter a saúde física em seus anos de ouro. Instalações de bem-estar e serviços de cuidados locais que atendem idosos comumente promovem os benefícios à saúde da rajio taiso.

O início

A rajio taiso foi introduzida no Japão em 1928 em comemoração à coroação do imperador Hirohito. A ideia para a transmissão da rádio calistenia veio dos Estados Unidos, onde durante o ano de 1920 a empresa de seguros Metropolitan Life Insurance Co patrocinou 15 minutos de rádio calistenia em grandes cidades no país.

(blog.japanese.com/ via Tofugu)

A visita de funcionários da divisão de seguros postal japonesa trouxe amostras de exercícios dos EUA para o Japão e eles foram usados primariamente para melhorar a saúde de soldados japoneses, tanto no país quanto no exterior, durante os anos 1930 e 1940. Os exercícios foram introduzidos em várias outras nações pacíficas, incluindo Taiwan, Hong Kong e Indonésia durante o período de colonização do Japão.

Após a rendição do Japão em 1945, as transmissões foram proibidas pelas potências ocupantes como sendo muito militaristas em natureza.

Após várias revisões da rotina de exercícios, ela foi reintroduzida pela rádio NHK em 1951, com o apoio do Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Associação de Ginástica do Japão e da Associação de Recreação do Japão.

Trabalhadores na área da construção fazem o taiso antes de começar o serviço (YouTube/Japanology)

Há duas rotinas padrão amplamente praticadas, cada uma com duração de um pouco mais de três minutos. Ambas incluem mais de uma dezena de diferentes exercícios aeróbicos para o corpo todo que alongam os músculos, melhoram o balanço e constroem um núcleo forte.

A variação sentada para as pessoas que têm mobilidade limitada (YouTube/JJJ HHH )

A NHK transmite a rajio taiso pelo rádio e tevê até quatro vezes ao dia durante a semana, com menos transmissões aos finais de semana. Um recente e popular derivado televisivo, o Minna no Taiso (Exercícios de Todos), incluem variações sentadas para aqueles que têm mobilidade limitada.

A rádio calistenia também reuniu seguidores entre as comunidades japonesas no exterior, particularmente no Havaí, Brasil e Peru.

Crianças fazem taiso durante undokai (YouTube/angiedeguzman26)

A rajio taiso ainda é usada em escolas como um aquecimento para aulas de educação física, durante atividades de esportes e por muitas empresas como uma maneira de construir moral e um senso de união de grupo, assim como elevar os níveis de energia e encorajar a boa saúde.

Fonte: Nippon
Imagem: Nippon, YouTube 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Festival do Gyoza’ reunirá diversas receitas deste alimento típico

Publicado em 30 de outubro de 2017, em Curiosidades

O ‘Festival do Gyoza’ será realizado em novembro na capital Tóquio. Confira!

O “Gyoza Fes (tival) Kokuei Showa Kinen Koen 2017” será realizado no Yume Hiroba (Dream Square) no Parque Memorial Showa. O evento será realizado entre os dias 22 (quarta-feira) e 26 (domingo).

Publicidade

Neste festival de gyoza, diversos pratos variados de diversas regiões do país serão servidos para os participantes. Além do tradicional gyoza frito oferecido em restaurantes de lámen, gyoza de diversos estilos e variações serão vendidos, começando pelo gyoza cozido e gyoza “poka poka”, preparado exclusivamente para o evento.

Um dos menus mais requisitados é o de gyoza picante para aquecer os corpos nesta estação tão fria.

O grande atrativo e diferencial do “Festival de Gyoza” é a imensa gama de pratos diversificados que não são encontrados tão facilmente no dia a dia. O “Red Hot Death Poyo Gyoza”, prato extremamente picante oferecido pelo “WASH1N TOKYO”, é tão impactante quanto seu nome. Segundo os responsáveis, é um vulcão explodindo pimenta vermelha e pó de pimenta.

O evento também contará com gyoza tradicionais que representam o sabor japonês. O “gyoza com asa” (oudou hane tsuki gyoza) da “Gyoza Sakaba Sankumi”, famosa loja de gyoza localizada em Tachikawa (Tóquio), onde a concorrência de gyoza é acirrada, será um dos destaques do evento.

O festival também terá venda de doces e bebidas alcoólicas e outros. Além disso, pela primeira vez, o evento disponibilizará uma “área de lembrancinhas (omiyage). Começando pelo “Ouchi de Gyoza Fes Setto”, que contém gyoza congelados das lojas, os responsáveis pretendem vender gyoza congelados de outras lojas famosas.

Informações adicionais
“Gyoza Fes Kokuei Showa Kinen Koen 2017”
Período: 22 de novembro (quarta-feira) ~ 26 de novembro de 2017 (domingo)
Horário: das 11h às 21h
Local: Dream Square (Showa Memorial Park)
Endereço: Tokyo-to Tachigawa-chi Midori-cho 3173
Tarifa de entrada: Gratuita *Necessária compra de tickets para comprar os pratos

  • Bilhete de alimentos: ¥600 (impostos inclusos) *É possível utilizar dinheiro eletrônico
  • Combo de 5 bilhetes: ¥3.000 (impostos inclusos)

*Proibido entrar com alimentos e bebidas
*Não haverá trocador de moedas eletrônicas
*Não será possível pagar com moedas eletrônicas e bilhetes
*Cancelamento apenas no caso de chuva pesada; há possibilidade de adiamento em caso de mau tempo, chuvas pesadas e tufões (taifu)
*Outros detalhes serão informados na homepage e facebook oficial

Clique na imagem para expandir
Fonte: Fashion-Press

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!