Alerta da polícia para manter a moradia segura durante o feriado

Polícia faz alerta e dá dicas importantes para manter a moradia segura no feriado. São dicas para evitar furtos e danos, inclusive de apartamentos.

Imagem real de grupo de 3 assaltantes gravada pela câmera de segurança de uma residência assaltada e divulgada pela polícia de Aichi (via ANN)

A primeira dica da polícia para a moradia segura é incluir os cuidados de proteção da casa no feriado prolongado, independente de viajar ou não. Afinal, os mal intencionados podem pensar que os moradores foram viajar.

Publicidade

Segundo divulgação da Polícia da Província de Aichi, em 20 de dezembro o número de intrusões nas moradias de pessoas em viagem foi o maior do Japão. E tem mais, no final do ano passado para o começo de 2019 o número de assaltos dobrou. Por isso, no feriado de 2019-2020 a recomendação é de se prevenir.

Por isso, no período de feriados prolongados, a polícia recomenda tomar cuidado com os assaltos e furtos, independente dos moradores da casa estarem lá ou não. As estatísticas apontam que 70% dos casos de intrusão foram na ausência dos residentes, mas 30% enquanto os moradores dormiam.

Os levantamentos apuraram as formas de intrusão e até de descuido por parte dos moradores. No ano passado foram constatados que 45% dos criminosos quebraram o vidro da porta ou janela, 9% desbloquearam a chave e 33% entraram pela janela destravada.

Moradia segura: dicas

  • Trancar e/ou bloquear as janelas e portas, usando travas de segurança
  • Colocar mais uma fechadura na porta principal
  • Substituir os vidros das janelas pelos temperados, mais resistentes
  • Colocar pedregulhos em volta da casa. Assim, se o intruso caminhar vai fazer barulho
  • Instalar sensores para acender a luz à noite e que dispare campainha de segurança
  • Fechar as corrediças (雨戸, lê-se amado, ou シャッター, lê-se shattaa, do inglês shutter) das janelas, protetoras da chuva e vento

Dicas simples da polícia para evitar intrusão de criminoso na casa ou apartamento durante passeio ou ausência

Se tem bom relacionamento com a vizinhança pode avisar que vai viajar e que se perceber algo estranho pedir para avisar a polícia. Convém deixar um número de telefone para contato.

Não é porque mora em apartamento que é seguro

Quem mora em apartamento, principalmente em andares mais altos pensa que está seguro. As intrusões ocorrem também no quinto ou andares superiores. Por isso, é melhor se prevenir. Segundo a Secom, empresa de segurança, há 5 pontos em comum dos casos de furto e roubo.

  • Prédios que ficam no raio de cerca de 500m da estação de trem/metrô
  • Prédio de até 4 andares
  • Não tem a presença do zelador
  • É relativamente novo
  • Não é um condomínio grande

Não é porque mora em um arranha-céu que está protegido. São inúmeros casos de “homens-aranha” que invadem apartamentos através da varanda. Por isso, trancar sempre portas e janelas é de extrema importância.

Outro detalhe é a porta eletrônica com senha. Isso também não garante segurança, já que esses criminosos usam técnicas sofisticadas para desbloquear chaves, mesmo as mais complicadas.

A Polícia da Província de Aichi informa que se encontra em vigilância, mas o próprio residente pode tomar essas medidas para evitar de ser assaltado durante o passeio ou viagem. Se perceber ocorrência na vizinhança ou na sua moradia chame pelo 110.

Fontes e imagens: ANN, Chunichi, Polícia de Aichi e Secom 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Glicínia de 200 anos em Mie e point para o amor

Publicado em 27 de abril de 2018, em Tome Nota

Que tal reservar um tempo para apreciar as glicínias centenárias e deixar o estresse do dia a dia? O passeio é baratíssimo, custa só 200 ienes para adultos.

Espetacular glicínia de 200 anos estende seus ramos para exibir suas flores perfumadas, em Mie (Chunichi)

O templo Taigan (太巌寺, lê-se Taiganji) tem um espetacular jardim com glicínias preciosas. A única trepadeira data de cerca de 200 anos e suas flores espalham o doce aroma pelo ar.

Publicidade

Um único cacho de flores chega a ter 1,3m de comprimento. Os ramos do pé de glicínia foram acomodados sobre as treliças em extensa área. As flores de cor lilás proporcionam relaxamento para os visitantes.

O festival das glicínias teve início na quinta-feira (26) e prossegue até 4 de maio. Entre 1.º a 3, de terça a quinta-feira, haverá iluminação noturna até 20h.

Otayan, famosa desde a antiguidade pois promove curas e prosperidade (divulgação)

Receber as bênçãos

Para quem está com problema de saúde pode receber a bênção da otayan (お多福). Basta passar a mão no local onde está com dor ou doente e depois colocar a palma dessa mão na testa dela. Para quem deseja receber somente sua bênção, basta unir as mãos em oração na sua frente.

A estátua estará exposta para o público durante o festival. É famosa por trazer prosperidade para as pessoas.

Também no jardim tem um pinheiro ao lado de uma treliça de glicínias. O pinheiro representa o homem e as glicínias a mulher, desde antigamente. Essa combinação tem atraído casais de namorados para fortalecer o amor. Ou, solteiros que desejam se realizar no amor. Tornou-se um point auspicioso.

Taiganji

Clique na imagem para expandir
Fontes e fotos: divulgação e Chunichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!