‘Deus dos pães franceses’ morreu no Japão

O homem que propagou os pães franceses no Japão morreu em Hyogo, onde se dedicou a ensinar e produzir esses alimentos artesanalmente.

Francês Bigot, o ‘deus dos pães franceses’, se dedicou a ensinar e propagar esses alimentos no Japão (Sankei e Mainichi)

Parece óbvio ter pães à mesa no Japão. Mas isso se deve a um francês, Phillippe Camille Alphonse Bigot. Ele foi o maior propagador dos pães artesanais no arquipélago, desde a década de 60.

Publicidade

Bigot, conhecido como deus dos pães franceses morreu aos 76 anos, em decorrência de uma insuficiência cardíaca, na segunda-feira (17).

Nascido no sul da França, em Sarthe, começou a fazer pães aos 15 anos. Aos 22 anos, em 1965, veio ao Japão pela primeira vez, convidado pela panificadora Donke, de Kobe (Hyogo). Sua estada foi para ensinar aos funcionários como se faz pães.

Depois de repassar todo seu conhecimento decidiu abrir seu próprio estabelecimento em 1972, chamado de Bigot, em Ashiya (Hyogo).

Pães da loja Bigot de Kanazawa (divulgação)

Ao mesmo tempo em que foi expandindo novas lojas de pães em Hyogo, era convidado das escolas para ensinar a arte de fazer pães. Assim ganhou o apelido que marcou sua trajetória no Japão.

Em 2003, o governo francês lhe concedeu a L’ordre national de la légion d’honneur (Ordem Nacional da Legião de Honra). Essa condecoração honorífica é limitadíssima e só recebe quem confere mérito ao país.

O governo japonês também lhe concedeu o título de Gendai no Meiko, um prêmio pela contribuição às obras-primas modernas. O motivo foi a sua contribuição para a propagação dos pães franceses no Japão.

Fontes: Sankei e Yomiuri 
Fotos: Sankei e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Homem mata policial no koban e esse é morto a tiros

Publicado em 19 de setembro de 2018, em Crime

Um homem esfaqueou um dos policiais no koban. O outro viu e disparou 3 tiros contra ele. Ambos morreram no hospital.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!