O Ministério da Terra, Infraestrutra, Transporte e Turismo do Japão anunciou na terça-feira (29) a liberação do uso dos bitrens em parte da via expressa no país.
Por enquanto o trecho autorizado é entre Ebina IC (Kanagawa) e Toyota Higashi IC (Aichi), na via expressa Shin Tomei, já a partir da data do anúncio.
Essa decisão tem como pano de fundo a falta de mão de obra no segmento de logística. Como os bitrens podem carregar o dobro de mercadorias, espera-se que amenize a falta de motoristas.
Depois de observar o comportamento o ministério pretende ampliar a permissão liberando outros trechos.
No futuro próximo pretende se empenhar no desenvolvimento de infraestrutura para esses caminhões, como espaço adequado no estacionamento das áreas de serviço das vias expressas.
Há algumas exigências para as transportadoras como o uso do ETC 2.0, instalações do sistema de frenagem antibloqueio e dispositivo de aviso de saída da faixa.
Em relação aos motoristas também há pré-requisitos. Deve possuir carteiras de habilitação para veículo de grande porte e de tração por 5 anos ou mais, além de treinamento por mais de 2 horas.
Fontes: NHK, Sankei, JNN e Car Watch