Seleção do novo nome de era do Japão está no estágio final

A atual era Heisei, que teve início no dia 8 de janeiro de 1989, será encerrada quando o imperador Akihito abdicar ao trono em 30 de abril.

O imperador Akihito abdicará ao trono em 30 de abril e o príncipe Naruhito ascenderá ao trono em 1º de maio (NHK)

Em 14 de março o governo japonês revelou que havia selecionado oficialmente vários especialistas a fim de considerar um novo nome para a era do próximo imperador da nação.

Publicidade

O anúncio do secretário-chefe de gabinete, Yoshihide Suga, no domingo (24) sugere que o processo de seleção está agora no estágio final.

As opções para o próximo nome de era do Japão, que será revelado em 1º de abril, devem incluir termos adaptados dos clássicos japoneses, apesar de nomes passados de eras terem sido tipicamente elaborados a partir de clássicos chineses, de acordo com fontes do governo.

Um nome de era japonês é usado para o período de reinado de um imperador, aparecendo em calendários e documentos oficiais. Nomes passados de era com fontes identificáveis foram todos elaborados a partir de clássicos chineses, visto que o sistema é originário da China.

O governo pediu oficialmente a especialistas da literatura japonesa, da literatura chinesa, da história japonesa e da história do sul asiático para desenvolver propostas. Cerca de 20 nomes candidatos serão reduzidos a dois ou três antes de uma decisão final, de acordo com fontes.

Mesmo se um novo nome de era for inspirado em um clássico da literatura japonesa, ele ainda pode ter suas raízes na literatura chinesa.

“Há muitos clássicos japoneses escritos no estilo chinês que podem ser apontados para os clássicos chineses”, disse um especialista. “Quanto mais formal a palavra é mais provável que ela tenha se originado dos clássicos chineses”.

A atual era Heisei, a contar do dia 8 de janeiro de 1989, será encerrada quando o imperador Akihito abdicar ao trono em 30 de abril. O próximo nome de era se tornará efetivo em 1º de maio quando príncipe herdeiro Naruhito ascender ao trono.

“Alcançando paz”, que é o significado do nome da atual era Heisei, vem de frases em clássicos chineses.

Fonte: NHK, Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

‘Não se lava calça jeans na máquina’ diz o CEO da Levi’s

Publicado em 25 de março de 2019, em Curiosidades

Além de recomendar não lavar na máquina, Charles ou ‘Chip’ Bergh diz que também não se deve colocar no freezer.

Calças jeans (Pexels)

Em 21 deste mês Charles ‘Chip’ Bergh, CEO da Levi Strauss, a pioneira e uma das maiores empresas fabricantes de jeans do mundo, deu uma declaração para a CNN na New York Stock Exchange (bolsa de valores).

Publicidade

Começou contando para a reportagem que estava usando uma calça jeans 501. “Já faz 10 anos que estou usando e nunca lavei na máquina”, revela o presidente, contando que a usou em um evento realizado em maio de 2014.

O CEO da Levi Strauss, Charles ‘Chip’ Bergh, e uma calça jeans da sua marca (CNN/Pexels)

“Quem é amante da calça jeans vai concordar que nunca se coloca na máquina de lavar”, salientou.

Explicou que para remover manchas usa uma escova de dentes ou esponja com sabão de lavar roupas.

Em relação ao “efeito do congelamento como antibactericida”, disse “isso é uma superstição estúpida”.

Em resumo, as recomendações surpreendentes do CEO são nunca colocar o jeans para ser lavado em máquina tampouco congelá-lo.

Para ler outras matérias curiosas toque aqui.

Fontes: Huffington Post Japan e CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!