Escassez de mão de obra oferece oportunidades para mulheres motoristas

Companhias japonesas vêm recrutando mais motoristas do sexo feminino em meio a uma grave escassez de mão de obra que está atingindo o setor de serviços.

Mais mulheres trabalhando como motoristas (ilustrativa/banco de imagens)

De empresas de mudança a operadoras de táxi e trens, companhias japonesas vêm recrutando mais motoristas do sexo feminino em meio a uma grave escassez de mão de obra que está atingindo o setor de serviços de forma particularmente dura.

Publicidade

Entretanto, a tomada de medidas para dar suporte às mulheres motoristas se tornou um desafio essencial para as empresas, visto que muitas mães que trabalham apontam dificuldades em balancear o trabalho e a família.

A Moving Service, grande empresa na área de mudanças, é uma das que está tentando trazer mais mulheres para trás do volante, visando aumentar o número de suas motoristas do sexo feminino do atual nível de 30 para 200 até o fim de março do ano que vem.

Em Quioto, a empresa de táxis Rakuto-taxi fundou um ramo somente de motoristas do sexo feminino, a Mitochan Taxi em 2013. O grupo emprega agora nove mulheres.

“No início houve uma reação negativa por parte de muitos motoristas homens que se mostraram céticos sobre se as mulheres estavam aptas ao trabalho”, disse a diretora Yuka Sugisaki.

“Entretanto, uma vez que começamos o serviço, a atenção das motoristas aos detalhes, como carregar a bagagem dos passageiros até a porta da frente de suas casas, foi bem recebida”, disse a diretora. “Os motoristas ficaram inspirados e a atmosfera no local de trabalho melhorou”.

A operadora de trens West Japan Railway introduziu medidas de apoio aos pais que trabalham, permitindo a eles que trabalhem menos dias e abrindo uma creche em abril com funcionamento 24 horas.

Uma condutora da JR West, que é mãe de três crianças, reduz seu trabalho mensal em até um máximo de oito dias para balancear a vida entre o trabalho e a família.

“Enquanto estou conduzindo um trem não posso sair e pegar meus filhos se eles tiverem febre na escola, disse ela. “Eu não poderia continuar trabalhando se os avós não morassem perto e ajudassem na criação delas”.

Seus comentários sugerem que mais necessidades precisam ser feitas a fim de promover as mulheres no local de trabalho. Iniciativas como a creche criada pela JR West podem fazer parte da solução.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Santuário Shirahige e o torii ‘flutuante’ no Lago Biwa

Publicado em 18 de junho de 2019, em Turismo em Shiga

Esse santuário destaca um torii vermelho no maior lago do Japão, o Biwa, e se tornou popular nos últimos anos como local pitoresco para fotos.

Como o famoso de Miyajima em Hiroshima, o torii de Shiga parece flutuar nas águas do Biwako

O Santuário Shirahige na cidade de Takashima, província de Shiga, destaca um torii (portal) vermelho no maior lago do Japão, o Biwa, e se tornou popular nos últimos anos como local pitoresco para fotos com um belo por do sol.

Publicidade

O santuário foi erguido há mais de 2.000 anos

O santuário foi construído há cerca de 2.000 anos e dizem que ele atrai longevidade, conquista acadêmica e casamento.

O Shirahige ostenta a história mais longa de todos os santuários na província de Shiga, que antigamente era chamada de Omi.

Visitantes param bem rapidinho no local para fotografar

O nome do santuário, Shirahige, significa “barba branca” e como indica, o deus desse santuário é conhecido como o da longevidade.

O cenário é belo durante o dia e incrível quando o sol se põe no Lago Biwa.

Como o torii fica do outro lado da rua do santuário tome cuidado ao atravessar a rua

O torii no lago é iluminado por cerca de duas horas após o por do sol aos fins de semana e às vezes por períodos mais longos em ocasiões especiais como a véspera de Ano Novo.

O vermelho de um dos portais e o azul do céu

Certamente quem mora em Shiga já deve ter visitado esse local, mas para quem for de fora e estiver passeando por lá vale a pena conhecer.

Veja mais fotos e informações abaixo:

Clique na imagem para expandir

Shirahige Jinja (白鬚神社)

Imagens: Portal Mie

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!