Um dos pontos turísticos da cidade de Quioto (província homônima), nas margens do Rio Katsura, próximas a Arashiyama, está com o drama do aumento dos cães selvagens. Não faltam denúncias nas delegacias da cidade, somando 20 desde março deste ano.
Tanto a polícia quanto a administração pública pedem que não se aproximem, tampouco alimentem esses cães. Na medida do possível o Centro de Proteção Animal tem recolhido os cachorros que se tornaram selvagens, depois de serem abandonados.
De acordo com a Divisão de Serviços Médicos e de Saúde de Quioto, os avistamentos estão concentrados perto do Parque de Arashiyama e da ponte Matsuo, em Saikyo-ku. Durante o dia ficam escondidos nas matas e quando anoitece saem para procurar alimentos.
Durante o ano fiscal anterior o Centro de Proteção Animal recolheu 42 das margens do rio. Desses, a metade era de filhotes.
Mas nem todos se acostumam com seres humanos. No ano passado 16 foram doados e encontraram uma casa para viver. Outros 3 morreram e 15 tiveram que ser sacrificados pois se transformaram em selvagens e não puderam ser domesticados. Ainda há 8 à espera de alguém para adotá-los.
Este ano já foram encontrados outros na mesma área.
Fontes: Asahi e FNN