Um turista morreu e outro ficou ferido quando um vulcão na ilha italiana de Stromboli entrou em erupção na quarta-feira (3).
A explosão fez com que a lava fluísse pelas encostas do vulcão, incendiando arbustos e árvores.
Houve relatos de que alguns turistas se jogaram no mar em pânico, enquanto outros pularam nos barcos para evacuar da pequena ilha, que fica na costa da Sicília.
Residentes ficaram isolados em suas casas, de acordo com a Ansa, a agência de notícias nacional da Itália.
O turista que morreu foi identificado posteriormente como Massimo Imbesi, de 35 anos, da Sicília. Seu amigo brasileiro foi encontrado ferido e em estado de choque, segundo a Ansa.
Houve uma série de explosões violentas da cratera do vulcão que domina a ilha.
Tourists are describing the eruption on the Italian island of Stromboli as “enormous.”https://t.co/5ig2my4IZY pic.twitter.com/czOJMSsYby
— euronews (@euronews) July 3, 2019
Fiona Carter, uma turista britânica que estava na ilha vizinha de Panarea a uma distância de 27Km de Stromboli , ouviu o barulho da erupção.
“Vimos uma nuvem cogumelo saindo de Stromboli. Todos ficaram em choque. Então uma lava vermelha começou a correr pela montanha em direção à vila de Ginostra”, disse ela ao Reuters.
“A nuvem ficou maior, branca e cinza. Ela envolveu Ginostra e agora a nuvem cobriu Stromboli por completo”.
O membro da equipe de emergência Calogero Foti disse à rede de TV RAI: “Infelizmente um homem morreu, há alguns feridos, mas nenhum em estado grave”.
Stefano Branca, do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia, disse ao Reuters que houve uma “erupção paroxística” na ilha, quando magma de alta pressão explode de um reservatório subterrâneo profundo. “Esses são eventos de grande intensidade e bem raros”, disse ele.
Os turistas são atraídos pelas águas claras e praias de areia negra da ilha e pela chance de escalar até o cume do vulcão de 900 metros.
Stromboli, um dos vulcões mais ativos no mundo, faz parte das ilhas Eólias, as quais atraem velejadores e celebridades durante os meses de verão.
Fonte: The Telegraph