Na quinta-feira (8) o país teve calor excessivo em boa parte, em outras províncias o ciclone tropical provocou fenômenos e em Okinawa a passagem do tufão de número 9 causou vítimas.
Na obra de reforma do Tokyo Big Sight um trabalhador de 50 anos foi encontrado caído, por volta das 14h. Morreu por hipertermia no hospital.
Não foram poucos os locais que amargaram altas temperaturas. Em Gunma, nas cidades de Isezaki e Maebashi a temperatura chegou a 39ºC, e em Tochigi, Ibaraki e Quioto tiveram máxima de 38ºC. Em boa parte do arquipélago os termômetros marcaram temperaturas acima de 30ºC. Em Nagoia e Osaka o registro da máxima foi de 36ºC.
Ciclone tropical e vulcão
Em contrapartida, as províncias do nordeste, como em Yamagata, Nagano e Hokkaido sofreram com o ciclone tropical – antes, tufão n.º 8. Junto com altas temperaturas ocorreram chuvas repentinas, raios e granizo.
Em Tome (Miyagi) há suspeita de que tenha sido um raio a causa de incêndio que atingiu um sobrado, por volta das 17h30. O fogo se estendeu e queimou 7 casas no total e gerou uma vítima fatal.
Com a erupção do vulcão ativo do Monte Asama, entre Nagano e Gunma, uma fina camada de cinzas vulcânicas se formou sobre algumas propriedades agrícolas. Mas, não chegou a afetar a produção.
Tufão n.º 9: 4 feridos e apagão
Em Okinawa, com a aproximação do tufão n.º 9, ocorreram danos humanos e materiais. Em Naha, na capital, e Ginowan, 2 pessoas foram derrubadas pelo vento, assim como em Ishigaki e Miyako, somando 4 feridos. A população das ilhas do sul teve que ficar no escuro. O apagão foi em 15 mil pontos em Miyako e Ishikagi que ficaram sob o olho do tufão.
Por causa das rajadas de vento, que chegaram a 47m/s, e chuva causadas pelo tufão os aeroportos de Naha, Ishigaki e Miyako estão com voos suspensos desde quinta-feira. Nas duas ilhas do extremo as embarcações marítimas estão com operação suspensa também.
O tufão já passou e se move em sentido a China, mas deixa ventos fortes e chuva, por isso, na sexta-feira (9) a população de Okinawa ainda precisa ficar atenta.
Fontes: NHK, ANN e Yamagata Nippo