Torres da Tepco derrubadas pelo tufão Faxai (Mainichi) e congestionamento no local para recarga dos smartphones (FNN)
A Tepco-Tokyo Electric Power Company realizou uma coletiva de imprensa na manhã de quarta-feira (11) para explicar sobre o quadro da situação da falta de energia elétrica nas províncias de Chiba e Kanagawa.
Publicidade
Até as 8h o apagão continua em 460 mil pontos – residenciais e comerciais – sem perspectiva de recuperação durante o dia.
De acordo com as explicações o trabalho na noite anterior foi altamente prejudicado pela chuva e raios na noite anterior, quando seriam recuperados 120 mil locais.
Por isso, a Tepco não pode afirmar se haverá recuperação completa na quarta-feira. Explicou “foram danos sem precedentes provocados pelo tufão número 15, especialmente nas instalações da província de Chiba”.
Cotidiano afetado e mortes
Com temperatura superior a 30ºC a população atingida pela falta de energia elétrica enfrenta sérios problemas no cotidiano. Um deles é de não poder usar ar-condicionado. É preciso procurar por locais mais frescos ou ficar algum tempo dentro do carro para se refrescar.
Fila de espera de 2 horas para poder lavar roupas (FNN)
Nas residências onde tudo funciona com a energia elétrica não se pode fazer nada, nem mesmo na cozinha ou para tomar banho.
Filas imensas nos postos de gasolina que estão funcionando, nas lavanderias automáticas e nos locais onde se pode recarregar os telefones celulares e smartphones.
Como os semáforos não estão funcionando os motoristas redobram nos cuidados nos cruzamentos. Ainda assim, acidentes têm ocorrido.
Nos dias 9 e 10 ocorreram 3 mortes em 3 hospitais de Chiba, supostamente por causa da hipertermia, já que com o apagão o ar-condicionado não estava funcionando.
Além do apagão há locais sem fornecimento de água, em Chiba.
Fontes: NHK, FNN, NNN e Mainichi