Fukuoka tem praias, rios, florestas, tradições combinadas com o moderno e é gourmet (PM)
Fukuoka (província homônima) é a quinta maior capital em número de habitantes do país, a maior da região Kyushu e importante hub da Ásia. Com população de 1,5 milhão essa charmosa capital conserva o antigo em contraste com modernas torres e shoppings das grandes metrópoles.
Publicidade
O Aeroporto Internacional de Fukuoka é bem servido e o melhor de tudo é que fica bem próximo do centro, facilitando a locomoção. Dependendo do que vai visitar nessa capital nem precisa alugar carro pois é muito bem servida pela malha pública, tanto de ônibus, trens e metrô.
Gastronomia popular e refinada
É muito famosa por sua gastronomia local, desde as simples barracas ambulantes – yatai que só abrem à noite – a restaurantes sofisticados. Aliás, essas barracas gourmet merecem ser visitadas pois oferecem desde lámen a comida francesa.
Vários tipos de Hakata Lámen, a marca de Fukuoka (PM)
Os pratos imperdíveis nessa capital são Hakata Lámen, marca da cidade. São vários estabelecimentos famosos como Ichiran e outros. O caldo de porco é encorpado, o lámen mais fino e as fatias de chashu são simplesmente saborosíssimas.
No almoço que tal pedir um donburi com peixes frescos? (PM)
Também são imperdíveis os pescados frescos, por isso, a dica é procurar uma boa casa de sushi.
Outro prato que tem uma história centenária é o nabe. Poderia ser traduzido livremente como um cozido em panela de barro. O de Fukuoka tem caldo de frango preparado de forma especial, com pedaços da carne, combinadas com verduras frescas.
Não poderia deixar de mencionar o yakitori, famoso em todo país. São espetinhos assados na brasa, tanto de frango quanto de porco ou de carne bovina, um B-gourmet imprescindível de ser saboreado, pois é de onde se alastrou por todo país.
Imperdível mentaiko na casa que deu origem ao prato (PM)
Uma outra comida que simboliza Fukuoka é mentaiko (明太子) ou ovas de cod, o bacalhau original, peixe chamado de tara em japonês. Uma das casas mais famosas, conhecida como a originária desses pratos, fica entre Tenjin e Nakasu, chamada Ganso Hakata Mentaiju. Vale a pena fazer reserva e se render ao sabor sofisticado, em um ambiente tipicamente japonês, clean e bem decorado.
Passeios
Uma dica é tomar o ônibus de 2 andares para fazer um tour pela cidade tomando a refrescante brisa marinha no rosto. Ver tudo das alturas é emocionante. O Open Top Bus passa pelos principais pontos da capital.
Open Top Bus para dar uma volta pela cidade (PM)
Para comprar o ingresso ligue para 0120-489-939 e faça sua reserva, escolhendo um dos percursos, tanto de dia quanto a noite. Custa ¥1.570 para adultos e ¥790 para crianças. O local para tomá-lo é na prefeitura de Fukuoka, onde tem um quiosque indicando onde é o ponto (toque aqui para abrir o mapa).
A capital é famosa pelos seus inúmeros templos e santuários xintoístas. Um deles é o Meinohama Sumiyoshi Jinja, conhecido por ser benéfico para a segurança no trânsito, boa sorte, segurança da família, satisfação da família, saúde, assistência à infância e parto seguro. O templo Engaku ou Engakuji, em Hakata, igualmente muito antigo é muito visitado pelos turistas mas, sobretudo, pelo povo local. Tem um belo jardim e é considerado um dos locais cheios de energia.
Praia na cidade
A área chamada Seaside Momochi é espetacular. O local é relativamente novo, projeto de um famoso arquiteto e urbanista cujas construções são belas, de um refinado bom gosto.
Marizon e a famosa torre (PM)
É onde fica a Fukuoka Tower, a praia artificial Marizon, onde se realizam campeonatos de futebol e vôlei de praia, frequentada por gente descolada. Na área ainda têm restaurantes, biblioteca, museu e o Fukuoka Dome.
Shopping e lazer
A JR Hakata City não é somente uma estação de trem. É chamada de entrada de Kyushu e da Ásia, pois está ligada a Tenjin, ao aeroporto e a todos as cidades da região servidas pela malha ferroviária. Além disso tem shopping center, facilidades, serviços, restaurantes e cafés, como o Hard Rock e muitos outros. Além disso é rodeada de hotéis, área onde muitos executivos e turistas se hospedam.
Prédios em Tenjin (PM)
O Canal City Hakata é outro point indispensável para ser visitado. Embora seja um shopping center tem atrativos gastronômicos e de lazer, com uma sincronia de água, luzes e som, espetáculo que merece ser visto. Assista ao vídeo do espetáculo da água realizado a cada hora.
Noite em Fukuoka
Para quem gosta de agito noturno a área recomendada é Nakasu, ao lado do centro, Tenjin. Se em Tenjin tem um shopping no subsolo, muito parecido com o de Nagoia (Aichi), e as melhores lojas de marca famosas nacional e internacionalmente, Nakasu tem bares, discos, restaurantes e cafés muito interessantes.
E é lá também que se toma o barco para um passeio pelo canal para apreciar a linda paisagem noturna de Fukuoka.
Natureza e parques
Perto da área central tem 2 parques que merecem uma visita, caso goste de andar pela natureza. São o Maizuru, onde tem as ruínas do Castelo de Fukuoka e também o Ohori, com belos trechos para caminhar e contemplar. Outro parque que vale a pena visitar é o Uminonakamichi Seaside pela beleza à beira-mar, cheio de canteiros de flores e tudo muito bem cuidado.
Há muito mais locais incríveis em Fukuoka. Caso compreenda inglês ou japonês pode acessar a página web de turismo oficial com informações valiosas e detalhadas de turismo, lazer, gastronomia e hospedagem nessa capital.
→ Para ver outras matérias de turismo e lazer toque aqui.
‘Yatai’ é tradição e sinônimo de boa comida em Fukuoka (PM)