A temperatura média do Japão para 2019 deve atingir um máximo histórico desde 1898, quando os registros tiveram início, anunciou a Agência de Meteorologia – AMJ em 23 de dezembro.
Temperaturas relativamente altas continuaram a ser observadas em todo o país neste ano, com a média estimada em 0.92 grau Celsius mais alta do que as registradas entre 1981 e 2010.
A temperatura média global deste ano também está sendo antecipada e pode alcançar o segundo nível mais alto desde 1891, um fenômeno que a AMJ atribui ao aquecimento global causado pelo aumento das emissões de gás do efeito estufa.
De acordo com a AMJ, a temperatura média anual do Japão aumentou em 1.24 grau Celsius a cada 100 anos. A temperatura média anual mais alta no país foi registrada em 2016.
Neste ano, massas de ar quente tenderam a fluir para o Japão a partir do sul entre setembro e novembro, contribuindo para o “outono mais quente” desde 1946 nas áreas leste e oeste do arquipélago.
Como uma série de tufões se aproximou ou tocou o solo do arquipélago japonês, chuvas recordes causaram danos severos em muitas partes do país.
Um oficial da AMJ apontou que as altas temperaturas aumentam a quantidade de vapor de água no ar e disse, “A chuva pesada está atingindo o Japão com mais frequência. Acreditamos que o aquecimento global esteja por trás dessa tendência”.
Fonte: Mainichi