Hashtag contra mudança da lei de promotoria no Japão reúne 4,7 milhões de tweets

Nova reforma para aumentar a idade de aposentadoria de promotores públicos recebe críticas nas mídias sociais.

Reforma em lei da promotoria recebe críticas de artistas e famosos

Desde o dia 8 deste mês, a reforma da Lei do Ministério Público está sendo discutida em sessões da Câmara dos Representantes. Essa reforma estipulará a idade de aposentadoria de promotores públicos para 65 anos, com possibilidade de prolongação de mais 3 anos sob decisão do Gabinete do Governo.

Publicidade

Neste fim de semana, diversos atores, diretores de cinema, escritores e famosos publicaram críticas a essa mudança. A hashtag “Me oponho à Reforma da Lei do Ministério Público” (Kensatsucho-hou Kaisei-an ni Kougi Shimasu) repercutiu no Twitter, e, até esta segunda-feira (11), reuniu mais de 4,7 milhões de comentários.

“Em meio a essa confusão do coronavírus, devemos nos concentrar nas vidas das pessoas. Decidir forçadamente uma reforma totalmente contrária à democracia é uma tragédia para o Japão”, disse Amon Miyamoto, diretor de musicais e peças de teatro. O ator Iura Arata também expressou sua insatisfação. “Por favor, não quebre este país”, comentou.

Na noite de domingo (10), representantes dos Partidos Democrático Constitucional do Japão (Rikken Minshuto), Democrata para o Povo (Kokumin Minshuto), Comunista (Kyosanto) e Social Democrata (Shaminto), que são conhecidos como os 4 partidos de oposição, publicaram vídeos de críticas.

Yukio Edano, do Partido Democrático Constitucional do Japão, comenta: “Se o governo conseguir influenciar os executivos da promotoria, o constitucionalismo será destruído.”

Em janeiro deste ano, o governo mudou interpretação jurídica para adiar aposentadoria do diretor da Promotoria de Tóquio, Hiromu Kurokawa. Essa decisão recebeu muitas críticas da oposição e da Associação de Advogados do Japão e, desde então, a reforma da lei está recebendo muita atenção.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Prefeito de Hamamatsu reduz salário e bônus

Publicado em 11 de maio de 2020, em Política

Além desse gesto solidário com a população que enfrenta o isolamento social e com o comércio prejudicado, a prefeitura começa a pagar o benefício dos 100 mil ienes.

Yasutomo Suzuki, prefeito de Hamamatsu (SBS TV)

Na semana passada o prefeito de Hamamatsu (Shizuoka), Yasutomo Suzuki, informou que o seu salário de maio e junho, além do bônus de verão, serão cortados pela metade. 

Publicidade

Como representante da cidade, Suzuki disse que ao ver o sacrifício das empresas em relação ao pedido para fechar as portas temporariamente e ao isolamento social da população, ele também, com o coração tocado, decidiu fazer essa redução.

O caso teve que passar pela Câmara dos Representantes da cidade, e foi aprovado com unanimidade, na sexta-feira (8), cujo valor será transferido para o orçamento. Também foi aprovado o orçamento suplementar de 81,05 bilhões de ienes para os benefícios especiais diante da disseminação do novo coronavírus.

Em relação ao benefício dos 100 mil ienes para cada cidadão os pedidos online já começaram a ser aceitos desde sexta-feira. Portanto, a prefeitura deverá iniciar os pagamentos aos beneficiários a partir de terça-feira (12).

Fonte: SBS TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!