Agência de meteorologia eleva alerta vulcânico para o Monte Asama

Desde o sábado passado, a AMJ detectou mudança contínua no solo sob o monte, assim como um aumento nos terremotos vulcânicos próximos à superfície.

Desde o sábado passado, a AMJ detectou mudança contínua no solo sob o vulcão (NHK)

A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ elevou para 2 o alerta vulcânico no Monte Asama, restringindo o acesso nas proximidades da cratera, visto que a atividade vulcânica aumentou nos últimos dias.

Publicidade

O Monte Asama se estende pelas províncias de Nagano e Gunma. O nível 2 é o segundo alerta mais baixo de uma escala de 5.

O alerta foi elevado na tarde desta quinta-feira (25), com erupções relativamente pequenas possíveis no futuro próximo. A AMJ alerta que uma erupção poderia lançar cinzas de grande proporção, fluxo de gás superaquecido e rochas derretidas a áreas dentro de 2Km da cratera.

Desde o sábado passado, a AMJ detectou mudança contínua no solo sob o vulcão, assim como um aumento nos terremotos vulcânicos próximos à superfície.

Um total de 59 terremotos do tipo foi registrado na quarta-feira (24) e 69 haviam sido detectados na quinta-feira desde as 14h.

Em agosto passado, uma erupção de pequena escala ocorreu no Monte Asama quando o alerta havia sido reduzido para o mais baixo, o 1.

O alerta foi então elevado para 3, com o acesso à montanha restrito. Em novembro, o alerta foi rebaixado para o 1 novamente.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: mortes na América Latina devem chegar a cerca de 390 mil até outubro

Publicado em 25 de junho de 2020, em Notícias do Mundo

A região emergiu como um novo foco global para a pandemia que se espalha rapidamente.

Pessoas de máscara caminham em rua do Rio de Janeiro, 16 de junho de 2020 (PM)

O número de mortes em decorrência do coronavírus na América Latina deve disparar para 388.300 até outubro, com o Brasil e México registrando por dois terços dos óbitos enquanto outras nações na região contêm seus surtos, disseram pesquisadores na quarta-feira (24).

Publicidade

A região emergiu como um novo foco global para a pandemia que se espalha rapidamente, enquanto mortes ultrapassaram 100 mil nesta semana e casos triplicaram de 690 mil há um mês para 2 milhões.

Altos níveis de pobreza e setores informais amplos – o que significa que muitos trabalhadores não podem sustentar quarentena – se combinam com aglomerações em cidades e cuidado de saúde inadequado, principalmente em comunidades rurais isoladas, para paralisar a luta da América Latina no combate à redução do contágio.

O Brasil deve exceder 166 mil nortes e o México 88 mil, de acordo com uma previsão do Instituto para Saúde Métrica e Avaliação (IHME) da Universidade de Washington.

Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala e Peru cada um prevê mais de 10 mil mortes, enquanto 15 nações incluindo Paraguai, Uruguai e Belize estão vendo menos de mil mortes cada.

“Vários países na América Latina estão enfrentando trajetórias explosivas, enquanto outros estão contendo as infecções de forma eficaz”, disse o diretor da IHME Christopher Murray.

Pesquisadores da IHME alertaram que as mortes poderiam aumentar ainda mais do que a previsão já preocupante se ordens para uso de máscara e distanciamento social forem relaxadas.

No caso de pior cenário, o número de mortes por Covid-19 poderiam subir para 340.476 pessoas no Brasil e 155.433 no México, de acordo com o relatório.

“O Brasil está em um momento crítico. A menos e até que o governo tome medidas sustentadas e reforçadas para reduzir a transmissão, a nação continuará sua trágica trajetória ascendente de infecções e mortes”, disse Murray.

A maior nação da América Latina registrou cerca de 1,2 milhão de casos e 53.830 mortes.

Fonte: Agência Reuters

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!