Um vírus pode ser causa do início da depressão, descobrem pesquisadores do Japão

Um determinado vírus pode ser o causador do início da depressão segundo relatório de uma pesquisa realizada por uma universidade japonesa.

Imagem ilustrativa de pessoa com depressão (Flickr por ryan_melaugh)

Um grupo de pesquisa da Universidade Jikei de Medicina de Tóquio informou na quinta-feira (11), sobre os resultados de um estudo sobre a possibilidade do início da depressão estar relacionada a um vírus na tenra idade. Espera-se que esse estudo seja útil no mecanismo de início dessa doença e também para o desenvolvimento de medicamentos.

Publicidade

A pesquisa conduzida pelo grupo do professor Kazuhiro Kondo descobriu que o gene SITH-1 do herpesvírus humano tipo 6 (HHV6), o qual infecta parte do cérebro, trabalha fortemente. E muitas crianças são infectadas nos primeiros anos de vida. 

HHV6 (NHK)

A equipe fez esse gene trabalhar induzindo-o nos ratos e observou que eles passaram a ter comportamento alterado, com sintomas semelhantes à depressão. 

Além disso, o grupo fez um estudo paralelo, coletando sangue de 84 pessoas com depressão e 82 saudáveis. Constatou-se que em 80% dos deprimidos esse gene trabalha fortemente, enquanto apenas 24% nas pessoas saudáveis.  

Portanto, o grupo argumenta que a forte ativação do gene do HHV6 pode estar associada ao início da depressão.

“Até o momento a causa da depressão não foi claramente identificada, mas é possível que esse vírus esteja envolvido. Vamos continuar a pesquisa e se conseguirmos detectar o mecanismo do gatilho poderá ser um gancho para o desenvolvimento de medicamentos terapêuticos”, disse o professor Kondo.

Fonte: NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ciclone tropical poderá se transformar em tufão

Publicado em 12 de junho de 2020, em Sociedade

Pode ser que na noite de sexta-feira o ciclone tropical sobre o Mar da China Meridional se transforme em tufão.

Imagem do ciclone tropical, às 6h de sexta-feira (AMJ)

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão informou na quinta-feira (11), às 21h, sobre um ciclone tropical, sobre o Mar da China Meridional, a leste das Filipinas. 

Publicidade

Às 7h10 de sexta-feira (12) esse fenômeno tinha 1.002hPa, velocidade máxima do vento de 15m/s e máxima instantânea de 23m/s. 

Comparando os resultados da simulação calculados por organizações meteorológicas em todo o mundo, há muitas indicações de que esse ciclone tropical movimente-se para o noroeste enquanto se desenvolve e se aproxima do sul da China.

Segundo a empresa Weather News é difícil prever caminhos e potências futuras de um ciclone tropical em desenvolvimento, por isso é necessário continuar prestando atenção às mudanças nas previsões.

A previsão é de possa ganhar potência e se desenvolver como tufão, ainda na noite de sexta-feira. Nesse caso poderá ser o segundo do ano.

Fontes: Weather News e AMJ

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!