Na quarta-feira (5) o governador Hideaki Omura declarou estado de emergência local na província de Aichi.
Ele inicia a coletiva de imprensa informando que até as 15h recebeu relato dos novos infectados do dia, no total de 139. Dentre eles são 68 em Nagoia, 7 em Okazaki, sendo que aguarda o resultado de Toyota.
Depois dessa informação disse que declara estado de emergência pela segunda vez, por causa dos consecutivos aumentos. Em 21 de julho informou que a província entrou na área amarela, sinalizando advertência à situação do aumento do quadro de infecções. Dias depois, em 29 do mesmo mês mudou o nível de alerta para advertência severa, tanto que a iluminação da Torre de Nagoia passou de iluminação amarela para laranja.
Estado de emergência
Pelo nono dia consecutivo com mais de 100 testados positivo, mostrando severidade, decidiu então fazer essa declaração própria da província, no período de 6 a 24 deste mês, em todas as cidades.
O que muda com isso, segundo o governador:
- especialmente aos jovens que evitem de sair sem necessidade
- autocontrole nos deslocamentos durante as férias de verão
- evitar de ir para outras províncias
- completa higienização pessoal para prevenção à infecção
Às 9h30 de quinta-feira se reunirá com a equipe de especialistas das medidas contra o novo coronavírus para oficializar a declaração. Isso acontece paralelamente ao controle do horário de expediente dos clubes, casas noturnas e restaurante que servem bebidas alcoólicas em 3 áreas de Sakae, em Nagoia, que são Nishiki, Sakae 3 chome e 4 chome, de quarta-feira (5) a 24.
Aichi é a segunda província a fazer a declaração, seguida por Okinawa.
Fontes: JNN (ao vivo) e CTV