Uma vacina chinesa de destaque contra Covid-19 desenvolvida pela Sinovac Biotech foi somente 50,38% eficaz em testes de último estágio no Brasil, significantemente menor do que resultados anteriores mostraram, de acordo com uma declaração publicada, pelo governo de São Paulo na terça-feira (12).
Enquanto o número exceda o limiar exigido para aprovação regulatória, ele fica abaixo dos 78% anteriormente anunciados, levantando questões sobre a veracidade dos dados e alimentando ceticismo sobre a aparente falta de transparência em relação a vacina chinesas.
Analistas dizem que a taxa de eficácia da vacina CoronaVac da Sinovac no Brasil – a mais baixa entre suas competidoras globais – poderia afetar a fiabilidade em vacinas feitas na China.
“ O Instituto Butantan e o Governo de São Paulo reportam que a vacina contra coronavírus atingiu uma taxa de eficácia total de 50,38% no estudo clínico conduzido no Brasil, além de (uma taxa de eficácia de) 78% para casos leves e 100% para moderados e graves de Covid-19. Todas as taxas são maiores do que o nível de 50% exigido pela Organização Mundial da Saúde”, disse a declaração divulgada na terça-feira.
O órgão estatal financiou os ensaios clínicos de fase 3 da vacina, os quais envolveram 13 mil profissionais da saúde em 8 estados brasileiros.
Fonte: CNN