Durante um longo período – incomum – com poucas horas de sol no inverno em Okinawa, os pés de cerejeiras estavam se preparando para fazer desabrochar as primeiras flores.
O primeiro registro do Japão e da ilha foi em um parque em Motobu, no dia 2 deste mês. E, a partir de 16 começa o primeiro festival do país, no famoso Monte Yae. Em seguida, serão realizados outros.
Vale lembrar que a variedade predominante nas ilhas do sul é Hikanzakura, diferente da Someiyoshino, a mais popular e apreciada no arquipélago, pela sua delicada cor rosa, em tom bem suave.
No arquipélago principal o primeiro local a proporcionar esse encanto deverá ser Tóquio, em 19 de março, como previsão.
Logo em seguida deverão ter flores de cerejeira já abrindo, em Kochi e Fukuoka. Entre 22 e 23 as contempladas podem ser Aichi e Shizuoka. Se pretende fazer belos passeios em Quioto, a previsão indica dia 27.
Há previsão de dias com temperaturas normais ou levemente superiores, tanto em fevereiro quanto em março. Com os dias mais quentes a tendência é de acelerar o florescimento.
Ainda é apenas uma previsão para que possa programar suas viagens ou passeios. Na época do desabrochar fique atento ao período de pico para desfrutar do melhor desse efêmero espetáculo da natureza.
Fontes: Weather News e Okinawa Times