Como despertar bem e tranquilo de manhã

Os resultados das pesquisas apontam que todo mundo pode escolher acordar bem e tranquilo, fazendo apenas uma pequena mudança no despertador. Veja as dicas!!!

Imagem ilustrativa de mulher ao acordar (Flickr)

Se já passou ou ainda passa pela experiência de acordar com um despertador “gritando” nos ouvidos, deixando-o irritado, cansado ou mais sonolento ainda, esse fenômeno tem um nome. É um fenômeno fisiológico chamado de inércia do sono. 

Publicidade

Quando se desperta assim, pode tomar várias medidas como se servir de uma xícara de café, um banho de luz ou um de água mais quente. Mas, tem uma maneira mais rápida e eficaz para acordar bem.

Se é do tipo que programa o despertador no seu smartphone, o procedimento é fácil. 

Segundo o resultado de uma pesquisa publicada no Journal of Sleep Disorders & Therapy, no final de março deste ano, só de programar o despertar com música melodiosa ou de sons ambientais, se pode reduzir a inércia do sono.

Um grupo da RMIT University, da Austrália, desenvolveu um app de despertador para smartphones para analisar os efeitos da música logo após acordar, tocando uma área para parar o despertador. 

As que acordaram com música melodiosa, instrumental ou sons ambientais como os de um rio ou o cântico dos pássaros, tocaram mais rápida e precisamente a área do despertador, em comparação àquelas submetidas a um som de bipe comum.  

Que músicas escolher?

Esse tipo de música pode ser definida como uma que seja fácil de cantar ou cantarolar, como a música de Madonna, Borderline; Midnight Oil’s Wedding Cake Island ou Happy de Pharrell Williams.

A música Weightless – “sem peso” na tradução livre – foi considerada a mais relaxante dentre diversas analisadas por um grupo de pesquisadores britânicos. Segundo o estudo, reduz em até 65% um quadro de ansiedade. 

Foi composta pelo grupo Marconi Union e está disponível tanto no YouTube (versão de 8 minutos) quanto no iMusic da Apple. Tem uma outra versão de 10h (toque aqui).

Caso seja assinante do Spotify, toque aqui para abrir e curtir uma lista de músicas, consideradas as 10 melhores para baixar a ansiedade. Quem sabe, uma delas pode ser usada como música para o seu despertador?

Lista de músicas que acalmam a mente (PM)

E em caso de terremoto ou alerta de emergência?

Nesses momentos de tensão, em que se exige velocidade na ação logo que acorda, os pesquisadores concluíram que a voz humana ou tom grave  facilitam o despertar das crianças.

As crianças que acordaram com som de tom mais baixo ou grave, ou ainda com a voz humana, foram capazes de demonstrar melhor tempo de reação e desempenho do que as crianças que despertaram com outro tipo de som.

É provável que tal poder seja importante para que elas sigam as instruções dos adultos diante de uma emergência, como um incêndio.

Mas por que o tom grave é eficaz? 

Está relacionado com a forma como o som é processado pelos ouvidos e pelo cérebro. Calcula-se que existe uma banda de frequência decisiva para evitar esses sentimentos de perigo ou crise.

Enquanto o mecanismo detalhado ainda está sendo elucidado, sabe-se que a música ativa a área que controla a atenção no cérebro.

Que tal escolher uma boa música para despertar?

É fácil configurar uma música como som do despertador no smartphone. Se ainda não a tem, que tal baixar uma e configurá-la?

Exemplo de uma programação do despertador no smartphone (PM)

Pode ser interessante usá-la adequadamente de acordo com a situação para que possa se despertar suavemente e levantar para fazer algo importante. Caso não tenha um compromisso importante pela manhã, como no final de semana, pode escolher uma música para acordar suavemente e fazer as coisas com tranquilidade. 

Os resultados da pesquisa relataram que a música também é eficaz para pessoas que têm dificuldade para pegar no sono à noite. Nesse caso, também, recomenda-se escolher músicas que o conduzam a um bom sono.

A música parece ser indispensável para o ser humano. Relaxe e tenha um ótimo sono e despertar todos os dias!

Fontes: Journal of Sleep Disorders, AGS, Inc. e The Conversation

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Serpente foge de casa e existe risco de sufocar vítima, caso seja enrolada

Publicado em 7 de maio de 2021, em Sociedade

Uma serpente não venenosa, de 3,5 metros de comprimento, escapou da casa de seu cuidador. Policiais e cães estão à sua procura.

Imagem ilustrativa de uma píton-reticulada (arquivo da NHK)

Na manhã de sexta-feira (7), a polícia notificada do desaparecimento de uma píton-reticulada, de 3,5 metros de comprimento, do apartamento onde era criada como pet, saiu às ruas.

Publicidade

Por causa dessa ocorrência, em Yokohama (Kanagawa), foram destacados 10 policiais e alguns cães para a busca dessa serpente de 10 quilogramas.

A polícia alertou os vizinhos e as crianças que estavam a caminho da escola. 

Policiais com cães para fazer a busca (NHK)

A serpente é criada por um assalariado na faixa dos 20 anos. Relatou que quando voltou para casa, por volta das 21h da noite anterior, se deu conta do desaparecimento.

Ele supõe que sua serpente de estimação tenha escapado pela janela, pois a deixa aberta para circulação do ar. Encontrou a porta corrediça do terrário de vidro aberta, motivo da fuga.  

As pítons não são venenosas, mas podem se enrolar e apertar a vítima com muita força, podendo matá-la por sufocamento, alertou a polícia. 

Está sendo procurada nas imediações a 2 quilômetros da estação JR Higashi-Totsuka.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!