Eclipse lunar mais longo deste século em novembro

Esse eclipse lunar poderá ser apreciado a olho nu e o melhor é que do Japão vai ser de noite e não de manhã como no Brasil.

Lua de Sangue ou de cor acinzentada, ainda não se sabe (NAOJ via Yahoo!)

Um eclipse lunar ocorre quando a lua entra na sombra da Terra. Existe um eclipse lunar total que está completamente oculto pela sombra da terra e o parcial. Desta vez é quase que total, pois somente 2% da lua não será coberta pela sombra.

Publicidade

Será o mais longo deste século. Tomando Tóquio como base, a lua cheia despontará às 16h27 de sexta-feira (19) e o eclipse se encerrará às 19h47. Quanto mais ao norte, começa mais cedo. E ao contrário, quanto mais ao sul, mais tarde. Veja abaixo.

  • 16h03 em Sapporo (Hokkaido)
  • 16h17 em Sendai (Miyagi)
  • 16h27 em Tóquio 
  • 16h45 em Quioto (prov. homônima)
  • 17h10 em Fukuoka (prov. homônima)
  • 17h35 em Naha (Okinawa)

A leste, com horário de Tóquio, o pico do eclipse será às 18h03 (NAOJ via Yahoo!)

De onde ver e se vai ser Lua de Sangue

Para quem deseja ver tudo, desde o começo até o fim do eclipse, deve procurar o lado leste, descampado ou sem prédios, pois a lua deverá despontar em uma posição bem baixa. 

Em relação à cor, se vai ficar avermelhada – Lua de Sangue – ou com um toque acinzentado, vai depender da atmosfera. Por isso, fica a expectativa.

Céu limpo ou nublado?

Quer saber qual é a previsão para o céu? De Hokkaido a Okinawa a previsão é de céu limpo, exceto para algumas províncias da região Hokuriku e Chugoku, banhadas pelo Mar do Japão, pois poderão ficar encobertas de nuvens.

Vai ser preciso sair bem agasalhado, pois a temperatura prevista é de 9 a 11ºC entre Tóquio e Osaka, portanto frio. 

Desfrute do fenômeno, pois o próximo será em maio de 2022. 

Fontes: Yahoo! e NAOJ

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Hospital no Japão usou água destinada aos banheiros para beber por 30 anos

Publicado em 10 de novembro de 2021, em Sociedade

A falha aconteceu devido a um erro ao conectar canos quando o hospital foi construído em 1993.

O Hospital Universitário em Osaka (Wikimedia/KishujiRapid)

Um hospital no Japão “acidentalmente” usou água tratada destinada aos banheiros para beber por cerca de 30 anos, de acordo com uma reportagem do jornal Yomiuri.

Publicidade

O incidente veio à tona em outubro deste ano, levando a um pedido de desculpas do pesquisador da Universidade de Osaka e do vice-presidente do hospital Kazuhiko Nakatani.

De acordo com o Yomiuri, o hospital fica na Universidade de Osaka, sendo que seu prédio é anexo à faculdade de medicina.

A água estava fluindo para cerca de 120 torneiras, a qual era usada para beber, lavar as mãos e fazer gargarejo. A falha aconteceu devido a um erro ao conectar os canos quando o hospital foi construído em 1993.

Segundo a reportagem do Yomiuri, ninguém apontou ou mesmo percebeu o problema até a gestão do hospital iniciar a construção de uma nova planta de tratamento. O problema da água de risco foi descoberto durante uma inspeção do novo prédio.

A universidade está investigando o problema e disse que a qualidade da água está sendo verificada e que nenhum perigo à saúde foi confirmado.

Registros da água sendo inspecionada para cor, sabor e odor toda semana estão disponíveis desde 2014. Entretanto, não houve problemas desde então.

Nakatani emitiu um pedido de desculpas em uma coletiva de imprensa recentemente. “Lamento que o hospital universitário que oferece cuidado médico avançado tenha causado preocupação”.

Fonte: Hindustan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!