Supercomputador do Japão ganha prêmio por pesquisa da Covid-19

O Fugaku está de volta ao destaque global com um prêmio especial.

O Fugaku é o supercomputador mais rápido do mundo (NHK)

O supercomputador Fugaku do instituto de pesquisa Riken, o mais rápido do mundo, está de volta ao destaque global com um prêmio especial por suas simulações de como aerossóis se dispersam e educar as pessoas sobre maneiras de prevenir a propagação da Covid-19.

Publicidade

O Gordon Bell Special Prize é oferecido pela Associação para Equipamento Computacional. Ao anunciar o prêmio especial deste ano, o comitê de premiação disse que a visualização de como aerossóis (partículas menores que gotículas) se dispersam baseado nas simulações do Fugaku, ajudou a mudar como as pessoas no mundo agiram durante a pandemia.

O supercomputador Fugaku entrou em operação de escala completa em março deste ano e essa é a primeira vez que pesquisa baseada no supercomputador foi reconhecida com um prêmio internacional.

O comitê de premiação baseou sua decisão no fato de que o governos e companhias usaram os resultados da pesquisa da Riken para encorajar o uso de máscaras e para manter o distanciamento social como maneiras de diminuir o risco da Covid-19.

“Estamos muito felizes pelo fato do Fugaku ter recebido tal avaliação positiva pelo impacto que ele teve em lidar como uma crise de tempo real”, disse Satoshi Matsuoka, diretor do Centro Riken para Ciência Computacional.

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cidade no Japão está convertendo ônibus em saunas móveis

Publicado em 20 de novembro de 2021, em Curiosidades

A cidade de Himeji, na província de Hyogo, converteu um ônibus público aposentado em uma sauna móvel.

O Sabus (sabus.jp)

O Japão é um bom lugar para estar se você está buscando experiências interessantes de onsen (águas termais) ou sauna.

Publicidade

E agora as saunas estão se tornando móveis, visto que a cidade de Himeji (Hyogo) converteu um ônibus público aposentado em uma sauna móvel.

A sauna móvel é operada pela Shinki Bus, uma companhia de transporte que opera serviços de ônibus local na província de Hyogo. O veículo com novo conceito é chamado de Sabus e deve estar circulando até fevereiro de 2022 – a época perfeita, já que as temperaturas ainda estarão bem frias no início do ano.

O Sabus é dividido em duas áreas: uma sala de sauna com um aquecedor de madeira e um espaço separado de descanso que também serve como escritório.

Alguns dos detalhes do ônibus foram mantidos no design, como os pegadores e os assentos. Os botões do ônibus, os quais normalmente seriam usados para solicitar parada, agora borrifam água quando pressionados para gerar vapor na sala de sauna

A frente do ônibus é onde fica o espaço de escritório e de descanso, que podem ser usados para trabalho remoto ou encontros.

Ainda não há muitos detalhes sobre como as pessoas poderão usar esse ônibus. Entretanto, a companhia afirma que provavelmente ele estará disponível como serviço de aluguel, principalmente para clientes que têm seu próprio espaço para estacionar ou instalações ao ar livre para acomodá-lo.

Fonte: Time Out

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!