Um milhão de pessoas fugiu da Ucrânia desde a invasão russa

Cerca de 1 milhão de pessoas deixou a Ucrânia desde a invasão russa há uma semana, um êxodo sem precedentes neste século por sua velocidade.

Refugiados ucranianos seguindo em direção à fronteira com a Eslováquia, 26 de fevereiro de 2022 (banco de imagens)

A agência de refugiados das Nações Unidas disse na quinta-feira (3) que 1 milhão de pessoas deixou a Ucrânia desde a invasão russa há uma semana, um êxodo sem precedentes neste século por sua velocidade.

Publicidade

O número do Alto Comissariado para Refugiados das Nações Unidas – UNHCR equivale a mais de 2% da população da Ucrânia – a qual o Banco Mundial contou a 44 milhões no fim de 2020 – em movimento pelas fronteiras em apenas 7 dias.

As contagens diárias apontaram para a velocidade vertiginosa da evacuação: após mais de 82 mil pessoas terem fugido no primeiro dia da invasão russa em 24 de fevereiro, após isso havia pelo menos 117 mil novos refugiados, atingindo um pico de cerca de 200 mil só na terça-feira (1º), com base na contagem mais recente da UNHCR.

Alguns funcionários de longa data da UNHCR, acostumados em lidar com crises de refugiados, disseram que eles nunca viram algo parecido com esse êxodo.

A Síria, cuja guerra civil explodiu em 2011, continua sendo o país com o maior fluxo de refugiados – cerca de 5,7 milhões de pessoas, de acordo com números da UNHCR.

Mas mesmo com a taxa mais rápida de saída do país, no início de 2013, levou pelo menos 3 meses para 1 milhão de refugiados deixarem a Síria.

Até agora, funcionários das Nações Unidas e outros têm elogiado de forma geral a resposta dos vizinhos da Ucrânia, os quais abriram casas, ginásios e outras instalações para abrigar novos refugiados.

Fonte: Time

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Embaixada do Japão na Polônia acolhe seus cidadãos refugiados da Ucrânia

Publicado em 4 de março de 2022, em Sociedade

A embaixada japonesa está acolhendo os seus cidadãos que deixam a Ucrânia para irem ao país vizinho.

Hotel onde a Embaixada do Japão na Polônia se instalou temporariamente (ANN)

Depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro, a população local começou a buscar refúgio nos países vizinhos, principalmente na Polônia

Publicidade

A Embaixada do Japão na Polônia instalou temporariamente um escritório dentro de um hotel na cidade de Rzeszów, perto da fronteira com o país atacado, desde 28 do mês anterior.

São 5 funcionários japoneses trabalhando 24 horas para atender aos cidadãos do país na evacuação da Ucrânia

Há mais de 100 japoneses na Ucrânia, e todos os dias há consultas por telefone sobre como viver depois de deixar o país. Por isso, a embaixada resolveu acolher os refugiados.

De acordo com a ONU, mais de um milhão de pessoas deixaram a Ucrânia em uma semana após a invasão.

Fonte: ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!