O jornal Yomiuri informou, na terça-feira (7), que o governo das Filipinas fez um pedido inusitado ao grupo da indústria varejista do Japão para buscar entendimento sobre o aumento do preço da banana.
O preço dessa fruta quase não teve alteração nos últimos 20 anos ou mais, assim como os ovos. Mas, a inflação global está pressionando os produtores filipinos à medida que os custos de produção aumentam.
Na quarta-feira (8) o governo filipino enviará uma solicitação formal para a Japan Retailers Association, da qual são membros os supermercados e instalações comerciais de todo o país.
Os produtores de banana nas Filipinas estão com dificuldade na lucratividade porque os custos dos fertilizantes, combustíveis e transportes já subiram.
Japão depende da banana importada das Filipinas
De acordo com as estatísticas comerciais do Ministério da Fazenda do Japão (MOF), o volume de importação de bananas em 2021 foi de cerca de 1,1 milhão de toneladas, o que se traduz na maior quantidade de frutas importadas pelo país. Destes, as Filipinas respondem por quase 80% das bananas.
No passado, essa fruta foi tratada como artigo de luxo, mas nas últimas décadas, com os preços acessíveis e por serem nutritivas, o consumo é alto. Por isso, os supermercados costumam colocá-las logo na entrada.
As frutas produzidas no Japão, como maçãs e variedade de tangerinas já tiveram aumento de preços. E eles não param de subir, o que tem se tornado um fardo para as famílias.
Fonte: Yomiuri