Parasita mal visto é uma esperança para detecção e cura do câncer

Anisakis, conhecido como um parasita dos pescados, detestável e temido porque causa intoxicação, pode ser uma esperança para o bem.

O parasita Anisakis vestido com um ‘traje’ de 0,01 mm (ANN)

O grupo de pesquisa do professor Shinji Sakai, da Universidade de Osaka, desenvolveu um método para colocar um traje ultrafino, em forma de gel, no parasita Anisakis, conhecido por causar intoxicação alimentar chamada anisaquíase

Publicidade

Teve sucesso nos experimentos para matar as células cancerígenas ao usar uma substância misturada a esse traje de 0,01 milímetro. Como é ultrafino e altamente permeável, não tem efeito sobre a capacidade de detectar odores nem na função motora do parasita.

O Anisakis tem a propriedade de ser atraído pelas células do câncer. Por isso, foi vestido com esse traje misturado com uma enzima que produz o peróxido de hidrogênio, o que danifica as células cancerígenas.

Em menos de 1 dia as células cancerígenas morreram

Professor da Universidade de Osaka em entrevista online para ANN

O Anisakis com esse traje foi colocado em um meio de cultura com mil células cancerígenas por centímetro quadrado. O resultado foi surpreendente: em menos de 24 horas praticamente todas as células cancerígenas morreram.

“Me sinto animado para trabalhar nesta pesquisa porque é algo que as pessoas não pensaram”, disse o professor Sakai.  

O vilão Anisakis que causa anisaquíase (Wikimedia)

Sua equipe de pesquisadores e ele descobriram que o Anisakis pode encontrar a célula cancerígena através do odor e mover-se até ela. Espera-se que esse parasita tão temido leve a um novo método de tratamento do câncer ao atacar as células cancerígenas pela função dessa membrana desenvolvida, chamada de traje.  

De vilão a herói

No entanto, existem alguns problemas que devem ser superados, como a dor intensa. 

“No futuro, será necessário desenvolver técnicas para matar os parasitas imediatamente quando não forem mais necessários e eliminar as reações alérgicas que causam dor no estômago e intestino.

Por outro lado, no futuro, será útil para detectar e tratar um paciente com câncer. Poderá chegar o dia em que a pessoa poderá ‘beber’ o Anisakis”, disse o professor Sakai.  

Por isso, a equipe se empenha considerando o desenvolvimento dessa experiência como um novo produto medicinal.

Fontes: ANN e Sankei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Turquia apoia adesão da Finlândia e Suécia à Otan

Publicado em 29 de junho de 2022, em Notícias do Mundo

A Suécia e a Finlândia não podiam se juntar à Otan sem o suporte da Turquia.

Bandeiras da Finlândia, Otan e Suécia (banco de imagens)

A Turquia, membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) concordou em apoiar a adesão da Suécia e Finlândia à aliança.

Publicidade

Inicialmente ela era contra a adesão dos países nórdicos.

A Turquia ficou irritada pelo que ela viu como disposição dos dois países em abrigar militantes curdos. A Suécia e a Finlândia não podiam se juntar à Otan sem o suporte da Turquia.

A Rússia é fortemente contra a adesão dos dois países e tem usado a expansão da aliança de defesa militar do Ocidente como pretexto para sua guerra na Ucrânia.

Contudo, a invasão por Moscou teve o efeito oposto, com o caminho agora livre para os dois países se juntarem à Otan.

Ministros de Relações Exteriores dos três países assinaram um pacto de segurança conjunto que endereçava as preocupações da Turquia.

O chefe da Otan, Jens Stoltenberg, disse que a Suécia concordou em aumentar seu trabalho em pedidos turcos de extradição de militantes suspeitos.

As duas nações nórdicas suspenderão suas restrições sobre venda de armas para a Turquia, disse ele.

Se a Suécia e a Finlândia se tornarem membros, isso encerrará mais de 200 anos de não alinhamento sueco. A Finlândia adotou neutralidade após uma derrota amarga pela União Soviética durante a 2ª Guerra Mundial.

Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!