China certifica modelo C919 para competir com a Airbus e Boeing

A China busca aumentar sua autonomia tecnológica em meio a tensões comerciais.

Imagem do C919 tirada no Aeoroporto Internacional de Pudong em Xangai no ano de 2017 (Wikimedia Commons/Weimeng at www.airliners.net)

A China realizou uma cerimônia na quinta-feira (29) para certificar seu avião de passageiros de fuselagem estreita C919, mostraram fotos na mídia social, representando um grande marco nas ambições do país em desafiar a Airbus e a Boeing no espaço aéreo comercial.

Publicidade

Esperava-se amplamente que o avião, produzido pela fabricante estatal Commercial Aircraft Corp of China (COMAC), fosse certificado até o fim do mês após duas aeronaves terem voado para Pequim em 13 de setembro.

O C919, lançado há 14 anos e desenvolvido para transportar até 168 passageiros, competirá com o popular Airbus A320neo e a família do Boeing 737 MAX enquanto a China busca aumentar sua autonomia tecnológica em meio a tensões comerciais.

Embora o avião seja montado na China, ele depende pesadamente de componentes do Ocidente, incluindo motores e aviônicas, de companhias incluindo a GE, Safran e Honeywell International.

O tipo de certificação concedida na quinta-feira significa que o C919 pode ser entregue ao primeiro cliente, a China Eastern Airlines Corpo Ltd, embora a mídia local tenha reportado que é improvável que o avião entre em serviço comercial com passageiros até o próximo ano.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão Roke muda curso e se afasta da costa do Japão

Publicado em 30 de setembro de 2022, em Tempo

Se pretende passar o final de semana no litoral convém verificar as condições pela influência do tufão.

Com a mudança de curso, o tufão n.º 18 se afastou da costa (Yahoo!)

O 18.º tufão do ano mudou o curso previsto, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) e deverá prosseguir distante da costa do Pacífico.

Publicidade

A AMJ informou na manhã de sexta-feira (30) que o tufão Roke ganhou potência, sendo classificado em forte, com 975hPa de pressão atmosférica central. Aumentou um pouco sua velocidade e se move a 30km/h, paralelo à costa do Oceano Pacífico, mas bem distante.

Embora se preveja que não cause nenhum dano no arquipélago principal, poderá ser danoso para a Ilha Hachijo, administrada por Tóquio. 

Deverá causar elevação das ondas na costa do Pacífico, por isso, é preciso ficar atento. Antes de querer desfrutar de esportes aquáticos no mar, no final de semana, a sugestão é verificar as condições.

A média de tufões em setembro é 5, no entanto, são 7 com o Roke. Em outubro ainda continua a temporada, com média anual de 3,4.

Fontes: AMJ, Yahoo! e Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!