Relatos de surto de ‘gripe do tomate’ na Índia não são devido a novo vírus, dizem médicos

A maioria dos infectados são crianças menores de 5 anos, com sintomas incluindo febre alta, dores intensas nas juntas e erupção cutânea.

Menino indiano usando máscara (ilustrativa/banco de imagens)

Um “novo vírus” chamado de gripe de tomate foi reportado em Kerala, na Índia.

Publicidade

De acordo com um artigo no Lancet Respiratory Medicine, o primeiro caso da doença misteriosa foi relatado em 6 de maio. Houve mais de 80 casos, com a doença se espalhando para outras partes da Índia.

A maioria dos infectados são crianças menores de 5 anos, com sintomas incluindo febre alta, dores intensas nas juntas e erupção cutânea. As crianças também sofreram erupção cutânea com bolhas doloridas e vermelhas que ficaram do tamanho de um tomate, por isso o nome.

Embora as crianças se sintam mal, não há relatos de doença grave ou morte até agora. Parece que todas estão se recuperando.

Médicos que trataram as crianças não sabiam ao certo o que estava causando essa doença. A temperatura e dores podiam ser devido a várias infecções. Eles especularam que poderiam ser resultado de certos vírus exóticos que são transmitidos por mosquitos, como dengue e chikungunya, ou até varíola dos macacos.

Eles acreditavam que talvez o formato incomum de tomate de erupções na pele podia estar ocorrendo porque as crianças estão reagindo de forma diferente a infecções após elas terem contraído covid-19.

Mistério resolvido

Cientistas vêm testando amostras coletadas de crianças que tiveram gripe do tomate para tentar identificar a causa da doença.

Duas crianças no Reino Unido que apresentaram sintomas suspeitos de gripe de tomate após retornarem de férias em família de Kerala foram testadas. Resultados de laboratório revelaram que elas estavam infectadas com um enterovírus chamado coxsackie A16.

O coxsackie A16 causa a doença mão-pé-boca, chamada assim porque o paciente tem bolhas nas palmas das mãos, solas dos pés e na boca.

Então parece que a gripe do tomate é na verdade a doença mão-pé-boca. Não é um tipo de influenza, não tem nada a ver com tomates e não é um novo vírus.

Como muitas infecções na infância, ela é muito contagiosa e pode se espalhar através do contato com fezes e fluidos corporais.

Fonte: The Conversation

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Ikea anuncia novos produtos para 2023 e destacou baleias de pelúcia

Publicado em 1 de setembro de 2022, em Economia

A grande fabricante de móveis sueca realizou um evento para apresentar os novos produtos, em Harajuku, Tóquio.

Baleias e orcas de pelúcia da Ikea começarão a ser vendidas em outubro (Ryutsu Biz)

A fabricante sueca Ikea, de móveis, artigos para decoração e utensílios domésticos, realizou um grande evento em Tóquio para mostrar as novidades de 2023 para a imprensa.

Publicidade

A Ikea apresentou, entre os inúmeros produtos, uma charmosa mesa com purificador de ar acoplado, cadeira com 6 funções para os gamers, linha em parceria com a Marimekko (empresa finlandesa de têxteis), luminárias novas e muito mais.

Um display de madeira foi colocado estrategicamente ao lado do palco de apresentações. Havia baleias e orcas de pelúcia chamando a atenção, o que poderiam indicar que serão as novas estrelas, para substituir a fama do tubarão, altamente popular no Japão. 

Pode até ser que as baleias de 1 metro ou as orcas de 60 centímetros (¥2.499 e ¥1.499, respectivamente) passem a ser icônicas entre os fãs da Ikea, mas a finalidade foi chamar a atenção do público para a sustentabilidade.

Segundo a fabricante sueca o enchimento das baleias e orcas de pelúcia é feito de poliéster 100% reciclado a partir de resíduos plásticos marinhos recolhidos a 50 quilômetros da costa. Ela não informou de que país ou países esses resíduos de plástico estão sendo recolhidos.

Filosofia dos 5 aspectos (Business Insider)

Durante evento de lançamento a Ikea explicou que o desenvolvimento dos novos produtos está baseado em 5 aspectos: forma, baixo preço, funcionalidade, qualidade e sustentabilidade.   

O objetivo da gigante sueca é fabricar todos os novos produtos a partir de materiais renováveis ​​ou reciclados até 2030. Atualmente, 55,8% dos móveis e produtos diversos da Ikea usam materiais renováveis ​​e 17,3% usam materiais reciclados.

Fontes: divulgação, Ryutsu Biz e Business Insider

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!