Os brasileiros residentes no Japão deverão exercer seu dever como cidadão, se é alfabetizado e tem idade entre 18 anos completos e abaixo de 70, votando no segundo turno das eleições de 2022.
No caso de quem tem a faixa etária entre 16 e 18 anos incompletos, além dos acima dos 70, é facultativo. Ou seja, vota se quiser.
No caso dos eleitores residentes no exterior, o voto será somente para presidente da República (e seu vice). Estima-se que sejam cerca de 690 mil eleitores brasileiros votantes nas Eleições 2022, vivendo em várias partes do mundo.
No Japão, calcula-se que sejam cerca de 76 mil, sendo 35,6 mil da jurisdição de Nagoia, mas uma parcela não votará porque teve o título cancelado ou se abstém por morar muito distante dos locais providenciados pelos 3 consulados-gerais.
As pessoas com enfermidade, gestantes e idosos tem preferência, por isso, seja gentil e ceda seu lugar na fila caso veja alguém assim.
Quem não votou no 1.º turno pode votar no 2.º?
A resposta é sim, desde que o título de eleitor em papel (ou e-Título) seja válido.
Quando, que horas e onde votar
Por causa do fuso horário, o Japão será um dos primeiros países a apresentar os resultados das urnas do segundo turno no domingo, 30 de outubro.
O horário de votação é das 8h às 17h e estima-se que deverá haver longas filas, por isso, se tiver com todas as informações e documentos em mãos facilitará para todos.
Os locais de votação foram definidos pelos respectivos consulados. Ao tocar sobre o nome do local em azul será direcionado para o mapa.
Eleitores do consulado de Tóquio
Os eleitores residentes na jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio irão votar em 2 locais:
- Tóquio, no Belle Salle Takadanobaba, a 5 minutos caminhando, da estação Takadanobaba (JY15) da linha JR Yamanote
- Oizumi (Gunma), no Bunka Mura
Eleitores do consulado de Nagoia
O Consulado-Geral do Brasil em Nagoia providenciou locais em 5 cidades.
- Nagoia: Port Messe
- Hiroshima: Hiroshima City International House ou Ryugakusei Kaikan
- Suzuka: Escola Alegria de Saber (EAS). Recomenda-se usar o trem para ir a esse local, já que não dispõe de estacionamento. A estação mais próxima é Hirata-cho, da Kintetsu
- Takaoka: Yukawa Jinzai Service, na província de Toyama, toque aqui para abrir o mapa
- Toyohashi: Prefeitura
Eleitores do consulado de Hamamatsu
São cerca de 12 mil pessoas da jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu aptas ao voto, cujo local é o Create Hamamatsu.
Para evitar congestionamento, o consulado pede que os eleitores compareçam preferencialmente após as 11h.
O que levar
Antes de conferir os documentos a levar, lembre-se de levar máscara para usar na fila e no local de votação, pois ainda o Japão está com a epidemia do coronavírus. Se estiver febril, com sintomas de tosse, dor de garganta e outros, recomenda-se abster-se de ir.
Prepare-se antes conferindo os documentos necessários para o dia da votação, pois terá que levar o título de eleitor ou e-Título (Android ou iOS (Apple)) e um com foto e mais um que pode ser:
- passaporte
- carteira de identidade
- carteira de trabalho
- carteira nacional de habilitação (CNH)
- certificado de reservista
Vale lembrar que documentos do Japão como Zairyu Card ou carteira de motorista não servem.
Memorize o número do seu candidato
Como na hora de votar não poderá entrar na cabine com seu smartphone ou qualquer outro dispositivo, recomenda-se levar uma cola eleitoral escrita no papel. No segundo turno das eleições são apenas dois números para os eleitores brasileiros no exterior: em ordem numérica são 13 (Lula) e 22 (Bolsonaro).
Voto nulo ou em branco
Não é recomendável deixar de eleger um candidato para depositar seu voto de confiança por que ele pode fazer diferença. Mas, o eleitor pode optar pelo voto em branco digitando um número que não existe como 00 ou 99. O voto será nulo se pressionar a tecla “branco”.
Justificativa
Os brasileiros com domicílio eleitoral no exterior que não puderem comparecer no dia da eleição terão de justificar a ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou mediante o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral.
Assista a um vídeo produzido pelo Consulado-Geral do Brasil em Tóquio tocando aqui.
Como acompanhar os resultados das urnas
Caso queira acompanhar os resultados das Eleições 2022 em tempo real toque aqui para abrir a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lembrando do fuso horário.
Outra forma é acompanhar pelo app: se é usuário de iOS (Apple) toque aqui para baixar e se usa Android toque aqui. É muito prático.
Boa votação!
Fontes: Consulados e TSE