Guia especial do 2.º turno das Eleições 2022 no Japão

Os estrangeiros residentes no exterior deverão comparecer aos locais de votação para eleger o presidente. No caso de Suzuka, é preciso ir de trem.

Imagem ilustrativa de urna eletrônica (Agência Brasil/TSE)

Os brasileiros residentes no Japão deverão exercer seu dever como cidadão, se é alfabetizado e tem idade entre 18 anos completos e abaixo de 70, votando no segundo turno das eleições de 2022.

Publicidade

No caso de quem tem a faixa etária entre 16 e 18 anos incompletos, além dos acima dos 70, é facultativo. Ou seja, vota se quiser.

No caso dos eleitores residentes no exterior, o voto será somente para presidente da República (e seu vice). Estima-se que sejam cerca de 690 mil eleitores brasileiros votantes nas Eleições 2022, vivendo em várias partes do mundo. 

No Japão, calcula-se que sejam cerca de 76 mil, sendo 35,6 mil da jurisdição de Nagoia, mas uma parcela não votará porque teve o título cancelado ou se abstém por morar muito distante dos locais providenciados pelos 3 consulados-gerais. 

Imagem do TSE

As pessoas com enfermidade, gestantes e idosos tem preferência, por isso, seja gentil e ceda seu lugar na fila caso veja alguém assim.

Quem não votou no 1.º turno pode votar no 2.º?

A resposta é sim, desde que o título de eleitor em papel (ou e-Título) seja válido. 

e-Título (TSE)

Quando, que horas e onde votar

Por causa do fuso horário, o Japão será um dos primeiros países a apresentar os resultados das urnas do segundo turno no domingo, 30 de outubro

O horário de votação é das 8h às 17h e estima-se que deverá haver longas filas, por isso, se tiver com todas as informações e documentos em mãos facilitará para todos.

Os locais de votação foram definidos pelos respectivos consulados. Ao tocar sobre o nome do local em azul será direcionado para o mapa.

Eleitores do consulado de Tóquio 

Os eleitores residentes na jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio irão votar em 2 locais:

  1. Tóquio, no Belle Salle Takadanobaba, a 5 minutos caminhando, da estação Takadanobaba (JY15) da linha JR Yamanote
  2. Oizumi (Gunma), no Bunka Mura

Eleitores do consulado de Nagoia

O Consulado-Geral do Brasil em Nagoia providenciou locais em 5 cidades.

  1. Nagoia: Port Messe
  2. Hiroshima: Hiroshima City International House ou Ryugakusei Kaikan 
  3. Suzuka: Escola Alegria de Saber (EAS). Recomenda-se usar o trem para ir a esse local, já que não dispõe de estacionamento. A estação mais próxima é Hirata-cho, da Kintetsu
  4. Takaoka: Yukawa Jinzai Service, na província de Toyama, toque aqui para abrir o mapa
  5. Toyohashi: Prefeitura 

Eleitores do consulado de Hamamatsu

São cerca de 12 mil pessoas da jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu aptas ao voto, cujo local é o Create Hamamatsu

Para evitar congestionamento, o consulado pede que os eleitores compareçam preferencialmente após as 11h.

O que levar

Antes de conferir os documentos a levar, lembre-se de levar máscara para usar na fila e no local de votação, pois ainda o Japão está com a epidemia do coronavírus. Se estiver febril, com sintomas de tosse, dor de garganta e outros, recomenda-se abster-se de ir.

Imagem ilustrativa de máscara (Flickr)

Prepare-se antes conferindo os documentos necessários para o dia da votação, pois terá que levar o título de eleitor ou e-Título (Android ou iOS (Apple)) e um com foto e mais um que pode ser:

  • passaporte
  • carteira de identidade
  • carteira de trabalho
  • carteira nacional de habilitação (CNH)
  • certificado de reservista

Vale lembrar que documentos do Japão como Zairyu Card ou carteira de motorista não servem.

Memorize o número do seu candidato

Candidatos ao segundo turno e seus números (TSE)

Como na hora de votar não poderá entrar na cabine com seu smartphone ou qualquer outro dispositivo, recomenda-se levar uma cola eleitoral escrita no papel. No segundo turno das eleições são apenas dois números para os eleitores brasileiros no exterior: em ordem numérica são 13 (Lula) e 22 (Bolsonaro).

Voto nulo ou em branco

Não é recomendável deixar de eleger um candidato para depositar seu voto de confiança por que ele pode fazer diferença. Mas, o eleitor pode optar pelo voto em branco digitando um número que não existe como 00  ou 99. O voto será nulo se pressionar a tecla “branco”. 

Justificativa

Os brasileiros com domicílio eleitoral no exterior que não puderem comparecer no dia da eleição terão de justificar a ausência pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou mediante o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral. 

Assista a um vídeo produzido pelo Consulado-Geral do Brasil em Tóquio tocando aqui.

Como acompanhar os resultados das urnas

Caso queira acompanhar os resultados das Eleições 2022 em tempo real toque aqui para abrir a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lembrando do fuso horário.

Outra forma é acompanhar pelo app: se é usuário de iOS (Apple) toque aqui para baixar e se usa Android toque aqui. É muito prático. 

Boa votação!

Fontes: Consulados e TSE

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Unilever anuncia recall nos EUA de xampus a seco por conter benzeno

Publicado em 26 de outubro de 2022, em Notícias do Mundo

A Unilever emite anunciou recall de selecionados xampus a seco devido à potencial presença de benzeno.

Alguns dos xampus a seco que a Unilever está recolhendo (FDA)

A Unilever anunciou o recall nos EUA de certos xampus a seco em spray da Dove, Suave, TIGI e TRESemmé devido à presença em potencial de benzeno, uma substância que pode causar câncer.

Publicidade

Os produtos afetados foram produzidos antes de outubro de 2021 e distribuídos a estabelecimentos a nível nacional, disse em um anúncio a Administração de Medicamentos e Alimentos (FDA) na sexta-feira (21)

Eles incluem produtos como o Dove Dry Shampoo Volume and Fullness, Dove Dry Shampoo Fresh Coconut, Nexxus Dry Shampoo Refreshing Mist e o Suave Professionals Dry Shampoo Refresh and Revive.

O benzeno é um carcinógeno humano. A exposição ao benzeno pode ocorrer por inalação, oralmente e através da pele, e pode resultar em cânceres incluindo leucemia, de acordo com o aviso de recall.

No ano passado, a Protecter & Gamble (PG) fez o recall de mais de 30 produtos em spray para cuidados dos cabelos, incluindo muitos xampus e condicionadores a seco, alertando que eles poderiam conter benzeno.

A P&G também emitiu no ano passado um recall similar para mais de uma dezena de desodorantes em spray da marca Old Spice and Secret, alertando que os produtos também poderiam conter benzeno.

E a empresa de cosméticos L’Oreal está sendo processada por acusações de que seus produtos para alisar o cabelo colocam as mulheres sob um risco aumentado de câncer uterino.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
Life Card - cartão exclusivo para brasileiros