Do lado do Mar do Japão, a chuva virou neve na noite de quinta-feira (22), e a quantidade de acúmulo ao longo das montanhas está aumentando rapidamente.
Mas também a paisagem ficou branca nas planícies, por isso é preciso tomar cuidado para não patinar ao dirigir ou escorregar caminhando nas calçadas.
A cidade de Kanazawa (Ishikawa) teve um acúmulo de 20 centímetros de neve até as 8h de sexta-feira (23), por isso a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) emitiu aviso de nevasca significativa, o que requer muito cuidado. Há risco de paralisação do tráfego nas rodovias.
Até as 9h de sexta-feira foram constatados acúmulos de neve impressionantes:
- 1,61 metro em Horokanai (Hokkaido)
- 1,57m em Hijiori, no vilarejo de Okura (Yamagata)
- 42cm em Takaoka (Toyama)
- 21cm em Kanazawa
- 13cm em Kochi (província homônima)
Desta vez, as províncias da região Hokuriku estão sob a nevasca, com risco de acúmulo de até 1 metro, dependendo do local.
Até a manhã de sábado (24) a previsão indica acúmulos de no máximo:
- 1 metro em Hokuriku
- 90cm em Niigata
- 70cm em Tohoku, Chugoku e Tokai
- 60cm em Hokkaido e Kinki
- 50cm em Shikoku
- 40cm em Yamaguchi
- 30cm em Kanto-Koshin
- 20cm em Kyushu
Além da nevasca, as rajadas de vento estão muito fortes em todo o arquipélago. Poderão chegar a 25m/s em quase todo o arquipélago, mas repentinamente podem vir umas de 35m/s.
As pessoas que residem em áreas sob forte tempestade de neve devem ficar atentas para os riscos de avalanche e queda de energia elétrica. Convém conferir as lanternas. Além disso, devem tomar muito cuidado para evitar acidentes de queda ao fazer a remoção da neve.
Essa onda de frio de Natal deverá se estender até 26.
Acompanhe a situação da nevasca em tempo real pela página da AMJ (toque aqui).
Fontes: ANN e NHK