Um minuto de silêncio às vítimas do Grande Terremoto Hanshin-Awaji ocorrido há 28 anos

Esse terremoto ocorrido em 1995 foi destruidor: 6.434 pessoas morreram, entre elas diversos estrangeiros, incluindo brasileiros.

Família reunida para o memorial das vítimas do terremoto (NHK)

Às 5h46 de 17 de janeiro de 1995 ocorreu o Grande Terremoto Hanshin-Awaji, o qual devastou a cidade de Kobe (Hyogo) e arredores.

Publicidade

Há 28 anos, 6.434 vidas foram ceifadas, entre elas 8 brasileiros que moravam perto do epicentro. Estrangeiros de outros países também foram vítimas fatais.

Uma das milhares de cenas doloridas do terremoto (Wikimedia)

O forte terremoto causou uma série de desabamentos de casas, edifícios danificados, incêndios e destruições de vias expressas e outros. 

No Parque Higashi Yuenchi em Chuo-ku, cidade de Kobe, uma reunião memorial foi realizada por um comitê executivo composto por grupos de cidadãos e pela prefeitura.  

Velas com a escrita ‘musubu’ (NHK)

Sob a luz de muitas velas com a escrita むすぶ (musubu), as pessoas ofereceram um minuto de silêncio.

A palavra むすぶ expressa o desejo de transmitir a sabedoria e as lições aprendidas pelas pessoas que vivenciaram o desastre para as gerações que não conhecem as consequências do terremoto dessa magnitude.

Também foi realizada uma cerimônia ecumênica, em uma igreja católica, em Nagata-ku, Kobe, em oração, além das religiões e nacionalidades das vítimas

Um minuto de silêncio em memória das vítimas do terremoto (NHK)

Fonte: NHK 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mulher é assassinada em área movimentada e polícia procura o homem que fugiu

Publicado em 17 de janeiro de 2023, em Sociedade

Segundo a polícia, parece que o homem procurado teve forte intenção assassina.

Polícia no local do homicídio (NTV)

Pouco depois das 18h de segunda-feira (16), uma mulher na faixa dos 30 anos foi esfaqueada por um homem na rua perto da estação JR Hakata, na cidade de Fukuoka (província homônima).  

Publicidade

A polícia soube do incidente porque uma pessoa ligou para o 110. Sob a chuva, a mulher foi encontrada caída, deitada de costas na rua, e embora tenha sido socorrida, morreu no hospital. 

Segundo os depoimentos das testemunhas, foi visto um homem com idade na faixa dos 35 aos 50 anos, vestido com roupas escuras e carregava uma bolsa. Fugiu do local com algo como uma faca de cozinha, por isso, está sendo procurado.

As testemunhas disseram que ele a esfaqueou várias vezes e, mesmo depois de caída, subiu em cima dela e a segurou para que não pudesse se mover.

A polícia investiga o homicídio com a possibilidade de ser um conhecido da mulher, já que parece que teve forte intenção assassina. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, quando foi transportada para o hospital ainda não se sabia seus dados pessoais, por isso, a polícia se apressa para identificá-la.

~Atualização~ Na terça-feira (17) a polícia informou que a mulher assassinada é japonesa, 川野美樹, 38 anos, assalariada, e supõe-se que estava voltando do trabalho para casa.

Anteriormente, ela procurou a polícia para se consultar sobre um problema de relacionamento com um homem. Por isso, supõe-se que tenha sido um crime passional.

Fontes: NTV, NHK e RKB

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!