Por que o volume de polens este ano chega a mais que o dobro

A época mais chata para quem tem polinose já começou em várias regiões do Japão. Saiba por que este ano a situação é preocupante.

Pólens no microscópio, com aumento de 600 vezes (Flickr)

A empresa privada de meteorologia WeatherNews já anunciou em 14 deste mês que Tóquio entrou na indesejável temporada de polens, enquanto a região de Kyushu já está como se fosse no pico, com uma dispersão que pode chegar a 200% a mais do que no ano anterior.

Publicidade

Além disso, este ano, há um problema de que a quantidade é grande. O Departamento de Bem-Estar Social e Saúde Pública do Governo Metropolitano de Tóquio espera 2,7 vezes mais polens do que no ano passado, enquanto que a WeatherNews prevê 1,4 vezes mais.

Para quem tem polinose (kafunsho em japonês) precisa redobrar os cuidados este ano.

As províncias de Kanto e Tokai estão entrando gradativamente na temporada, mostrando os primeiros sinais da dispersão.

Mapa da previsão de dispersão dos pólens (WeatherNews)

A previsão é 150 a 200% de dispersão a mais em Kansai e Mie, 120 a 150% a mais em Aichi, 80 a 120% a mais em Hokuriku, Gifu e Shizuoka. 

Por que há tanta dispersão de polens este ano? 

A causa deve ser rastreada até o último verão. Existem dois pontos para a quantidade de pólens se espalhando na atmosfera:

  1. Condições meteorológicas do verão anterior
  2. Questão cíclica

As flores masculinas de cedro japonês são produzidas no verão anterior. Quanto mais horas de sol e mais alta a temperatura, mais ativa a fotossíntese e mais rápido o crescimento.

No verão de 2022, a temperatura foi alta em todo o país, especialmente no oeste e no leste do Japão.

Na cidade de Isesaki (Gunma), a temperatura atingiu 40ºC em junho pela primeira vez na história da observação, e Tóquio registrou os dias quentes consecutivos mais longos de todos os tempos. Por isso, este ano, a tendência é de grande aumento de polens em quase todo o arquipélago.

Além disso, a questão cíclica: há uma tendência de que se a quantidade de dispersão no ano anterior for alta, será baixa no ano seguinte, e vice-versa. Como em 2022, a dispersão foi relativamente baixa, prevê-se que este ano seja bem elevada.  

É preciso tomar todos os cuidados preventivos diários, como o uso de máscara, chapéu, óculos e luvas ao sair. Para quem já teve manifestação da alergia ao polen ou polinose (kafunsho em japonês), convém fazer uma consulta médica para confirmar.

Fontes: ANN e WeatherNews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Vietnamita dono de restaurante é preso por receber benefício ilegalmente

Publicado em 17 de fevereiro de 2023, em Crime

Empresário vietnamita é preso por receber cerca de ¥5 milhões de benefício indevidamente ao apresentar solicitação falsa.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!