Cerca de 300 milhões de empregos poderiam ser afetados pela onda mais recente de IA

Economistas previram em um relatório que 18% do trabalho global poderia ser computadorizado, com os efeitos sentidos mais profundamente em economias avançadas.

Ilustrativa (banco de imagens)

Cerca de 300 milhões de empregos a tempo integral em todo o mundo poderiam ser automatizados de alguma maneira pela mais nova onda de inteligência artificial (IA) que gerou plataformas como a ChatGPT, de acordo com economistas da Goldman Sachs.

Publicidade

Eles previram em um relatório que 18% do trabalho globalmente poderia ser computadorizado, com os efeitos sentidos mais profundamente em economias avançadas do que em mercados emergentes.

Isso é parcialmente porque funcionários de escritórios são vistos como mais arriscados do que operários.

Trabalhadores administrativos e advogados devem ser os mais afetados, disseram economistas, comparado ao “pouco efeito” visto em ocupações fisicamente exigentes ou ao ar livre, como trabalho de construção ou reparos.

Nos EUA e Europa, aproximadamente dois terços dos trabalhos atuais “estão expostos a certo grau de automação por IA”, e até um quarto de todo trabalho poderia ser feito pela IA completamente, estima o banco.

Se inteligência artificial generativa “concretiza suas capacidades prometidas, o mercado de trabalho poderia enfrentar interrupção significante”, escreveram economistas. O termo se refere à tecnologia por trás do ChatGPT, a sensação chatbot que tomou o mundo.

O ChatGP, que pode responder instruções e escrever dissertações, já levou muitos negócios a repensarem sobre como as pessoas devem trabalhar todos os dias.

Uso adicional de tal IA provavelmente levará a perdas de empregos, escreveram economistas da Goldman Sachs. Mas eles citaram que inovação tecnológica que inicialmente desloca trabalhadores também criou historicamente crescimento de emprego a longo prazo.

Enquanto ambientes de trabalho possam mudar, a adoção generalizada da IA poderia maximamente aumentar a produtividade da mão de obra e aumentar o PIB global em 7% anualmente ao longo de um período de 10 anos, de acordo com a Goldman Sachs.

“Embora o impacto de uma IA no mercado de trabalho seja provavelmente significante, a maioria dos empregos e indústrias estão apenas parcialmente expostos à automação e portanto com mais probabilidade de serem complementados ao invés de substituídos pela IA”, adicionaram os economistas.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Durante interrogatório por outro crime diz que matou o amigo e o enterrou no quintal

Publicado em 30 de março de 2023, em Crime, Sociedade

Conforme o homem disse, foi encontrado um corpo no quintal de sua casa. O cadáver já está esqueletizado.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!