Japão pode enfrentar escassez de mais de 10 milhões de trabalhadores em 2040

A pesquisa é baseada em estimativas de futuro Produto Interno Bruto (PIB) e proporções de trabalhadores por gênero e geração.

Homem opera uma miniescavadora em Tóquio (ilustrativa/banco de imagens)

Uma projeção feita por um instituto de pesquisa do Japão mostra que o país pode enfrentar uma escassez de mais de 10 milhões de trabalhadores em 2040, quando os filhos dos baby boomers pós-guerra terão completado 65 anos ou mais.

Publicidade

O Recruit Works Institute, um instituto de pesquisa de uma grande companhia de serviços de informação, a Recruit, divulgou a previsão, que é baseada em estimativas de futuro Produto Interno Bruto (PIB) e proporções de trabalhadores por gênero e geração.

As províncias do Japão, com exceção de Tóquio, sofrerão falta de trabalhadores. A taxa de escassez será de mais de 20% em 18 províncias, ou cerca de um terço delas.

O número deve passar de 30% em províncias como Quioto, Niigata e Nagano. Enquanto a demanda por trabalho provavelmente será alta porque terá uma certa escala econômica, faltará trabalhadores devido a um declínio nos nascimentos junto com uma população em envelhecimento.

Por outro lado, a previsão é de que escassez de mão de obra nas províncias de Shimane, Kagawa e Toyama será baixa porque a demanda para trabalhadores diminuirá nessas áreas.

Por setor, a taxa de escassez de mão de obra deve ser alta entre trabalhadores nos serviços de cuidados de enfermagem a 25.3%, seguido por atendentes, motoristas e na construção civil.

Shoto Furuya, pesquisador no instituto, disse que a escassez estrutural de trabalhadores tornará a situação de economias locais ainda pior. Ele continuou, dizendo que o Japão será incapaz de resolver o problema a menos que as pessoas mudem seus pensamentos.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

JAL volta com campanha de passagens por 6,6 mil ienes

Publicado em 29 de março de 2023, em Tome Nota

A JAL espera que desta vez as pessoas possam fazer suas reservas sem problemas de acesso à sua página.

Foto meramente ilustrativa de uma aeronave da JAL (Flickr)

A Campanha do Sorriso (スマイルキャンペーン) da Japan Airlines (JAL) retorna depois de solucionado o problema da dificuldade de acesso quando a lançou em 9 de março

Publicidade

Portanto, desta vez espera-se que as pessoas não tenham dificuldade para fazer a reserva das passagens para os voos domésticos. A tarifa para os adultos é de 6,6 mil ienes e para as crianças o desconto é de 25%, portanto, sai por 4.950 ienes.

Para quem pretende desfrutar desta campanha precisa ficar atento ao prazo: da 0h de sexta-feira (31) às 23h59 de sábado (1.º de abril). Toque aqui para abrir a página da promoção.  

O período de embarque é entre 22 e 28 de abril.

A JAL pretende lançar a segunda fase da campanha para voos em maio e junho.

Boa sorte!

Fonte: divulgação 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!