Nova aranha de alçapão ‘gigante’ é descoberta na Austrália

Cientistas descobriram o grande aracnídeo no Cinturão de Brigalow, na área central de Queensland, e a chamaram de Euplos dignitas.

Na imagem, a nova espécie Euplos dignitas (Instagram/qldmuseum)

Pesquisadores descobriram uma nova e rara espécie de aranha de alçapão “gigante” na Austrália, anunciou o Queensland Museum Network.

Publicidade

Cientistas descobriram o grande aracnídeo no Cinturão de Brigalow, na área central de Queensland, e a chamaram de Euplos dignitas. O nome vem da palavra dignitas em latim que significa dignidade ou grandeza, “refletindo o tamanho impressionante e natureza da aranha”, disse o museu.

As descobertas de um estudo sobre a espécie foram publicadas no Journal of Arachnology há 2 semanas.

A espécie é conhecida em poucos locais em Eidsvold e Monto, duas cidades rurais no estado australiano. Pesquisadores acreditam que elas perderam grande parte de seus habitats devido ao desmatamento, provavelmente tornando-as uma espécie ameaçada.

A aranha macho da espécie tem um exterior cor de mel e vermelho enquanto a fêmea tem uma carapaça vermelho-amarronzada.

De acordo com reportagem da BBC, as fêmeas dessa espécie rara podem viver por mais de 20 anos na selva e crescer até 5cm, enquanto os machos crescem até 3cm. Comparados com aranhas de alçapão típicas, que crescem entre 1,5cm a 3cm, essas são maiores.

Aranhas de alçapão são chamadas assim porque elas constroem seus refúgios com portas de seda articulada e se alimentam ao abrir a armadilha e agarrar insetos que passam.

Essas aranhas não são uma grande ameaça aos humanos.

A maior aranha no mundo é comumente conhecida como Aranha-golias-comedora-de-pássaros, com um comprimento de corpo de cerca de 13cm e de pernas 30cm, um pouco maior do que um prato.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Três do 8 socorridos morrem pelo acidente na Higashi Meihan em Mie

Publicado em 27 de março de 2023, em Acidentes

Um acidente grave causado por um caminhão envolve outros 4 veículos, incluindo da pista oposta. Foram confirmadas 3 mortes.

Local do acidente, visto pela passarela (NHK)

De acordo com a polícia, por volta das 2h30 de segunda-feira (27), um caminhão de 4 toneladas chocou contra um kei, e em seguida, foi envolvido mais um caminhão de porte médio, na pista da via expressa Higashi Meihan em sentido a Kuwana (Mie).

Publicidade

O acidente foi na altura do trevo da Higashi Meihan, em Heboji-cho, cidade de Kameyama (Mie). Por conta desse acidente mais dois veículos da pista oposta foram envolvidos, sendo um kei e um carro de passeio.

Segundo a polícia, 8 pessoas foram socorridas e transportadas para o hospital, mas 3 morreram e uma delas está em estado crítico, inconsciente. As demais 4 pessoas estão conscientes. 

Um dos caminhões bateu contra a grade de proteção, divisória entre as duas pistas. Com o choque, caixas de papelão e garrafas PET foram espalhadas no asfalto de ambos os lados. 

Depois do amanhecer as caixas e as garrafas PET continuavam espalhadas pelo asfalto da Higashi Meihan (Tokai TV)

A polícia investiga detalhadamente a causa desse acidente fatal.

Por causa dessa ocorrência, o trecho Ise-Seki ao trevo de Kameyama, bem como o outro, em sentido a Ise, entre Suzuka e Ise-Seki, foram interrompidos para o tráfego a fim de retirar os veículos acidentados e recolher as caixas e as garrafas PET espalhadas.  

Por causa da colisão inicial, outros veículos da pista oposta foram envolvidos (Tokai TV)

Fontes: Asahi, NHK, Nagoya TV e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!