Crédito universitário do governo japonês: flexibilização no atual sistema

O governo amplia a faixa da renda das famílias que podem se beneficiar do crédito universitário para os filhos e também flexibiliza a restituição.

Foto ilustrativa de uma universitária (Pixabay)

Na terça-feira (4), o Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) anunciou que, no que diz respeito ao programa de crédito universitário dos estudantes das famílias de baixa renda, será revisado.

Publicidade

Chamado de 奨学金給付 (lê-se shogakkin kyufu), apesar de ter o termo kyufu no final, o que significa benefício, atualmente, os beneficiários necessitam fazer a restituição integral ou parcial ao governo. 

No entanto, com essa revisão, as mudanças são favoráveis para os filhos das famílias de baixa renda que pretendem seguir para a vida acadêmica. A implementação deverá ocorrer a partir do ano Reiwa 6 ou 2024.

Atualmente o crédito universitário é concedido para os tutores com renda anual de até 3,8 milhões de ienes, mas aumentará para até 6 milhões de ienes, desde que tenham 3 filhos ou mais, apenas para quem deseja ingressar nos cursos superiores relacionados à ciência, engenharia ou agronomia, pois as mensalidades são mais elevadas. Aos futuros acadêmicos das famílias dentro dessas condições, o governo contribuirá com ¼ das mensalidades.

O MEXT estima que cerca de 200 mil pessoas serão beneficiadas com essa revisão.

Além disso, o MEXT pretende flexibilizar o fornecimento desse crédito universitário para as famílias com dois filhos, cuja renda anual é atualmente limitada a até 3,25 milhões para até 4 milhões de ienes, para aumentar o leque. Com isso, os que estão restituindo o crédito universitário poderão reduzir o valor mensal.   

Além disso, o MEXT pretende introduzir um novo sistema que permite que as parcelas comecem a ser restituídas após a formatura, começando pelos mestrandos dos cursos de pós-graduação.  

Infográfico ilustra o atual apoio do MEXT em relação ao crédito universitário para as famílias beneficiárias (Sankei)

Fontes: NHK e Sankei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte terremoto na costa do Panamá

Publicado em 5 de abril de 2023, em Notícias do Mundo

O forte terremoto de magnitude 6,3 abalou várias cidades do Panamá e da Costa Rica.

Epicentro do forte terremoto (estrela laranja) no Panamá e os locais assinalados onde ocorreram tremores, incluindo Costa Rica (USGS)

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou sobre a ocorrência de um forte terremoto, de magnitude 6,3, na costa do Panamá, a 71 quilômetros de Boca Chica, a uma profundidade de 13 quilômetros, às 17h18 de terça-feira no horário local e 7h18 no horário Tóquio, de quarta-feira (5).

Publicidade

A defesa civil do Panamá disse que não houve relatos imediatos de danos. O diretor nacional da Defesa Civil, Carlos Rumbo, disse à imprensa local que seu gabinete não recebeu informações sobre danos ou feridos, mas continua verificando as pessoas nas províncias ao longo da costa do Pacífico.

Segundo a emissora local TVN, logo teve uma réplica de magnitude 4,2 depois de 10 minutos. Alerta para a possibilidade de outras réplicas. 

O Instituto de Geociências do Panamá informou que não houve ameaça de tsunami.

Assista a um vídeo no Twitter.

Fontes: News Digest, USGS, El Tiempo, TVN e ABC News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!