A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse na quarta-feira (26) que o número de mortes por covid-19 diminuiu 95% desde o início do ano, mas alertou que o vírus ainda estava em progresso.
A OMS disse que a covid-19 estava aqui e que países teriam que aprender como gerenciar seus efeitos de não emergência em andamento, incluindo condições pós-Covid ou Covid longa.
“Estamos muito encorajados pelo declínio sustentado em mortes reportadas da covid-19, as quais caíram 95% desde o início deste ano”, disse o chefe da OMS Tedros Adhanom Gebreyesus em uma coletiva de imprensa.
“Entretanto, alguns países estão vendo aumentos, e nas últimas 4 semanas, 14 mil pessoas perderam suas vidas para essa doença”.
“E, como a emergência da nova variante XBB.1.16 ilustra, o vírus ainda está mudando e ainda é capaz de causar novas ondas de doença e morte”.
Tedros reiterou que a OMS se manteve esperançosa em declarar um fim à covid-19 como emergência de saúde pública de preocupação internacional. O comitê que o aconselha sobre o status da doença deve se encontrar no mês que vem para sua reunião regular trimestral.
“Mas o vírus está aqui para ficar e todos os países precisarão aprender a administrá-lo junto com outras doenças infecciosas”, acrescentou Tedros.
Fonte: Channel News Asia