Outra pandemia similar à da Covid pode ocorrer no mundo dentro de 10 anos

Mudança climática, crescimento em viagem internacional, populações em aumento e a ameaça representada por doenças zoonóticas contribuem para o risco.

Ilustrativa (banco de imagens)

Há uma chance de 27.5% de ocorrer uma pandemia tão mortal como a da covid-19 na próxima década, visto que vírus surgem com mais frequência, com o lançamento rápido de vacinas sendo a chave para reduzir fatalidades, de acordo com uma empresa de análise de saúde preditiva.

Publicidade

A mudança climática, crescimento em viagem internacional, populações em aumento e a ameaça representada por doenças zoonóticas contribuem para o risco, de acordo com a Airfinity Ltd., sediada em Londres.

Contudo, se vacinas eficazes forem lançadas 100 dias após a descoberta de um novo patógeno, a probabilidade de pandemia mortal cai para 8.1%, de acordo com a modelagem da empresa britânica.

Em um cenário de pior caso, um tipo de vírus da gripe aviária que sofre mutação para permitir transmissão de humano para humano poderia matar cerca de 15 mil pessoas no Reino Unido em um único dia, disse a Airfinity.

Com o mundo agora convivendo com a Covid, especialistas da saúde estão voltando suas atenções na preparação para a próxima ameaça global em potencial.

Nas últimas duas décadas, o mundo já registrou a presença de três principais coronavírus que causam a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio) e covid-19, assim como a pandemia de gripe suína em 2009.

A rápida propagação da cepa H5N1 da gripe aviária já está alimentando preocupações.

Enquanto até agora apenas um pequeno número de pessoas foi infectado e não há sinais de ter passado para transmissão de humano para humano, taxas exorbitantes em aves e incursões crescentes em mamíferos levaram a preocupações entre cientistas e governos de que o vírus pode estar sofrendo mutação de maneiras que poderiam facilitar sua propagação.

Muitos patógenos de alto risco como a MERS e a zika não contam com vacinas ou tratamentos aprovados, e é improvável que políticas de vigilância existentes detectem uma nova pandemia de uma maneira oportuna, destacando a necessidade de urgência para medidas de preparação contra pandemia, disse a Airfinity.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiro é preso por ter fugido do acidente com vítima

Publicado em 18 de abril de 2023, em Sociedade

A polícia estava atrás do carro e do motorista que abandonou o local do acidente sem prestar socorro à vítima, o qual foi encontrado e é brasileiro.

Foto meramente ilustrativa de viatura da polícia (Wikimedia)

Um brasileiro foi localizado e preso por ter fugido do acidente causado, sem prestar socorro à vítima.

Publicidade

Segundo a polícia, o acidente ocorreu por volta das 19h de 11 de abril, em um cruzamento em Minami-ku, cidade de Hamamatsu (Shizuoka). Um carro estava parado no semáforo quando levou uma batida por outro cujo motorista fugiu

A vítima do acidente, um homem de 39 anos, teve lesão considerada leve nas costas. Ele chamou a polícia para registrar a ocorrência. 

A polícia iniciou a busca do motorista que fugiu através das descrições fornecidas, tanto pela vítima quanto pelas testemunhas oculares.   

O brasileiro de 39 anos, cujo nome não foi divulgado, trabalhador em uma fábrica, residente no mesmo bairro, foi encontrado e preso.

Em uma das delegacias de Hamamatsu, o trabalhador brasileiro admitiu o que fez dizendo que “não há dúvida”. 

Fonte: SATV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Nihongo - Estude em casa com o Kumon!
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Empregos para estrangeiros no Japão UT Suri-emu
Bell Mart - Produtos brasileiros no Japão