Revisão da Lei de Controle de Imigração é aprovado pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes

A revisão foi aprovada pelo comitê mas deve ser submetida à aprovação em plenário na próxima semana. Pelo jeito não houve mudanças significativas e as vozes da oposição não foram ouvidas.

Parlamentares do comitê jurídico reunidos para aprovação das emendas à lei da imigração (NHK)

O projeto de lei da revisão da Lei de Controle da Imigração do Japão foi aprovado pelo Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes na sexta-feira (28), pela maioria, nas emendas para adequação do reconhecimento dos refugiados.

Publicidade

A expectativa é que a revisão seja aprovada em sessão plenária no início do próximo mês e enviado à Câmara dos Representantes, o equivalente à Câmara dos Deputados do Brasil.

A emenda à Lei de Controle de Imigração, que está sendo deliberada no parlamento, é sobre a suspensão da deportação enquanto o estrangeiro está em aplicação para solicitação do visto de refugiado. Nesse período o estrangeiro poderá deixar o centro de detenção da Imigração, sob supervisão de um apoiador enquanto estiver livre.

O número de tentativas ficará limitado a três, depois disso poderá ser deportado, se assim entender a Imigração.

No Comitê Judicial da Câmara dos Deputados, 4 partidos – Partido Liberal Democrático da situação e o Komeito, o da Restauração do Japão e o Democrático para o Povo – propuseram uma emenda ao projeto de lei para treinar pessoal especializado para que o reconhecimento de refugiados possa ser devidamente realizado. 

Por outro lado, o Partido Democrático Constitucional do Japão disse: “Este projeto de lei deve ser descartado e redesenhado desde o início”. Também se opôs ao projeto, o Partido Comunista. 

O projeto de lei da revisão foi submetido à apreciação da Dieta há dois anos, mas em março de 2021, a srilanquesa Ratnayake Liyanage Wishma Sandamali, 33 anos, morreu nas instalações da Imigração de Nagoia, o que revoltou integrantes de vários partidos e outros segmentos da sociedade.

Não tendo sido aprovado, o projeto de lei voltou a ser analisado com algumas mudanças.

Masahisa Miyazaki, presidente do comitê do Partido Liberal Democrático, disse à reportagem da NHK: “Implementaremos um sistema de detenção apropriado para que nunca mais ocorra um caso como o da senhora Wishma”.  

O presidente do Partido Democrático Constitucional do Japão, disse em uma coletiva de imprensa que “argumentei que o reconhecimento do status de refugiado no Japão é muito rígido e não pode ser reconhecido pelos padrões internacionais, e que uma organização terceirizada deveria ser estabelecida para aumentar a objetividade e transparência. Por outro lado, houve algumas concessões como emendas, mas julgamos que não houve mudança fundamental na administração da imigração, então decidimos nos opor”.

Fontes: NHK e Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Evento especial com playground e food trucks em Fukui

Publicado em 28 de abril de 2023, em Tome Nota

Para quem mora em Echizen ou pretende fazer uma visita, pode desfrutar de um evento de 3 dias, com muita alegria e comida!

Pula-pula gigante no formato de nuvens no parque em Takefu (reprodução)

Se reside na província de Fukui ou pretende viajar para lá, aproveite para visitar o Takefu Center Park na cidade de Echizen, famoso pelos brinquedos desenhados por um famoso ilustrador japonês. 

Publicidade

Além de ser bem cuidado, o parque oferece diversão para adultos e crianças, por isso, vale a pena dar uma passada e relaxar.

Mas, também tem um evento programado durante o feriado.

Nos dias 3, 4 e 5 de maio, da Golden Week, acontecerá o Kodomo Wanpaku Ookoku, com outros divertidos brinquedos (alguns são pagos) em um playground especial.

As crianças poderão andar de mini-shinkansen, no trenzinho, curtir o carrossel e outros brinquedos. Além disso, contará com a presença de muitos food trucks para saciar a fome dos adultos e dos pequenos.

A entrada no parque é gratuita, mas para garantir o acesso aos brinquedos (¥100 cada um) se pode comprar um passe para brincar à vontade ou um pacote de 10 ingressos, ambos por mil ienes.

Evento no Takefu Central Park 

武生中央公園 – Takefu Chuo Koen

Imagem: reprodução

  • Data: 3, 4 e 5 de maio
  • Horário do evento: 10h às 17h
  • Entrada: gratuita
  • Horário do parque: livre 
  • As crianças com idade até 6 anos devem estar acompanhadas do pai ou da mãe 
  • Não se pode levar bicicleta nem o pet
  • Local: Takefu Center Park, cidade de Echizen (toque aqui para abrir o mapa)

Divirta-se!

Fonte: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!