Imagem falsa de explosão no Pentágono viraliza e afeta mercado de ações nos EUA

Presume-se que a imagem falsa de explosão no Pentágono foi gerada por inteligência artificial.

Imagem fake de explosão no Pentágono viraliza brevemente e afeta mercado de ações dos EUA (Twitter/@thedailyrabbit)

Uma imagem falsa de uma explosão no Pentágono viralizou brevemente e causou uma queda de 10 minutos nos mercados na segunda-feira (22), alimentando ainda mais debates de que inteligência artificial (IA) poderia causar problemas na sociedade.

Publicidade

A imagem, a qual muitos observadores suspeitaram ter origem de uma IA, foi disseminada por várias contas, forçando o Pentágono a comentar que não houve tal explosão.

Dois tuítes foram enviados às 10h09 (hora local) na segunda-feira e acumularam mais de meio milhão de visualizações em apenas algumas horas.

“Podemos confirmar que foi um relato falso e o Pentágono não foi atacado hoje”, disse um porta-voz da sede do Departamento de Defesa dos EUA.

O incidente ocorreu após outros de imagens falsas que também criaram agitação recentemente na internet, incluindo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sendo preso e do papa Francisco com casaco estiloso.

A imagem do Pentágono foi compartilhada por várias contas verificadas no Twitter, incluindo uma que afirmava falsamente estar associada ao Bloomberg News, de acordo com a CNN.

Nick Waters, chefe de justiça e contabilidade para o grupo de investigação online Bellingcat, descreveu a imagem no Twitter como “claramente gerada por IA” e apontou para anomalias visuais como a fachada do prédio e a aparência da cerca.

Tecnologias de IA generativa facilitam para que indivíduos não especialistas criem imagens convincentes em apenas alguns minutos, ao invés de precisar de expertise para usar programas como Photoshop.

A imagem compartilhada fez com que os mercados fossem nocauteados por alguns minutos, com o S&P 500 caindo em 0.29% comparado com seu fechamento de sexta-feira (19) antes de se recuperar.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Marido e filha da brasileira assassinada em Mie são presos

Publicado em 23 de maio de 2023, em Sociedade

Junto com os dois, marido e filha da vítima, foi preso mais um homem que vivia com eles.

Marido e filha mais velha sendo levados pela polícia, às 6h10 de terça-feira, como suspeitos do assassinato (Chunichi)

O caso de suspeita de latrocínio ou assassinato da trabalhadora brasileira Roseli Almeida Aihara (アイハラ・アルメイダ・ロゼリ), 46, encontrada morta na escadaria do prédio de apartamentos em 3 deste mês, na cidade de Suzuka (Mie), tomou um rumo surpreendente. 

Publicidade

A polícia já havia explicado que pelo estado da vítima, o criminoso teve forte intenção assassina, pois havia ferimentos a faca no pescoço e em outras partes do corpo, no total de 10. 

Na manhã de terça-feira (23), o jornal Chunichi informou que o marido, プラテス・アルメイダ・デメルソン, 48, a filha アイハラ・アルメイダ・キンベリ・カオリ, de 25, e ハコザキ・ルカス・ハルユキ, 23, amasiado com Kaori, todos residentes em Yokkaichi (Mie), como suspeitos de assassinato da brasileira.

A bolsa da vítima foi encontrada jogada fora da cidade de Suzuka, possivelmente para parecer que foi um latrocínio.

A polícia não informou se os 3 presos confirmaram ou não o assassinato, como também não revelou quem foi o executor do crime.

O marido da vítima, a brasileira Roseli, disse para a reportagem da CTV, logo depois do crime, que “se a polícia não prender o culpado, eu mesmo vou encontrá-lo e expô-lo”.

Roseli, vítima do assassinato no prédio onde morava em Suzuka, Mie (Chunichi)

Fontes: Chunichi, CTV e CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Nihongo - Estude em casa com o Kumon!
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Empregos para estrangeiros no Japão UT Suri-emu
Empregos no Japão - HUMAN
Life Card - cartão para brasileiros no Japão