Imagem falsa de explosão no Pentágono viraliza e afeta mercado de ações nos EUA

Presume-se que a imagem falsa de explosão no Pentágono foi gerada por inteligência artificial.

Imagem fake de explosão no Pentágono viraliza brevemente e afeta mercado de ações dos EUA (Twitter/@thedailyrabbit)

Uma imagem falsa de uma explosão no Pentágono viralizou brevemente e causou uma queda de 10 minutos nos mercados na segunda-feira (22), alimentando ainda mais debates de que inteligência artificial (IA) poderia causar problemas na sociedade.

Publicidade

A imagem, a qual muitos observadores suspeitaram ter origem de uma IA, foi disseminada por várias contas, forçando o Pentágono a comentar que não houve tal explosão.

Dois tuítes foram enviados às 10h09 (hora local) na segunda-feira e acumularam mais de meio milhão de visualizações em apenas algumas horas.

“Podemos confirmar que foi um relato falso e o Pentágono não foi atacado hoje”, disse um porta-voz da sede do Departamento de Defesa dos EUA.

O incidente ocorreu após outros de imagens falsas que também criaram agitação recentemente na internet, incluindo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, sendo preso e do papa Francisco com casaco estiloso.

A imagem do Pentágono foi compartilhada por várias contas verificadas no Twitter, incluindo uma que afirmava falsamente estar associada ao Bloomberg News, de acordo com a CNN.

Nick Waters, chefe de justiça e contabilidade para o grupo de investigação online Bellingcat, descreveu a imagem no Twitter como “claramente gerada por IA” e apontou para anomalias visuais como a fachada do prédio e a aparência da cerca.

Tecnologias de IA generativa facilitam para que indivíduos não especialistas criem imagens convincentes em apenas alguns minutos, ao invés de precisar de expertise para usar programas como Photoshop.

A imagem compartilhada fez com que os mercados fossem nocauteados por alguns minutos, com o S&P 500 caindo em 0.29% comparado com seu fechamento de sexta-feira (19) antes de se recuperar.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Marido e filha da brasileira assassinada em Mie são presos

Publicado em 23 de maio de 2023, em Crime

Junto com os dois, marido e filha da vítima, foi preso mais um homem que vivia com eles.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!