Reversão de Okinawa ao Japão: 51 anos sem a desejada paz

O povo de Okinawa comemorou os 51 anos de reversão ao Japão com pedido definitivo de paz como foi convencionado na ocasião.

Manifestação do povo de Okinawa pedindo paz (QAB)

A data de 15 de maio é um marco importante para a população de Okinawa, aniversário da reversão ao país

Publicidade

Passados 51 anos, a província de Okinawa continua tendo 70% de todas as bases miliares norte-americanas do Japão concentradas na ilha. Além disso, foi instalada a guarnição da Força de Autodefesa na cidade e ilha de Ishigaki em março deste ano. Portanto, o forte desejo de “paz nas ilhas sem bases” ainda está distante.

Em 1952, Okinawa foi separada da área do Japão pela conclusão do Tratado de Paz de São Francisco e, colocada sob o controle dos Estados Unidos durante 27 anos, tendo retornado ao país em 15 de maio de 1972

Desde então, a população aumentou de cerca de 960 mil para 1,46 milhão, com progresso na melhoria da infraestrutura social, mas o problema da disparidade de renda permanece até os dias atuais.

O governo da província de Okinawa continua apelando para a retirada das bases militares americanas, mas em vão. Os problemas causados pela instalação das bases são elevados em Okinawa, como barulho das aeronaves militares, incidentes causados ​​pelos soldados, problemas ambientais, entre outros.

Além disso, estão previstas instalações de unidades antimísseis na ilha principal e também na guarnição Ishigaki da Força de Autodefesa Terrestre do Japão, inaugurada em março de 2023. No futuro, há planos para implantar novas unidades de mísseis na ilha principal, em Ishigaki e Yonaguni.   

Guarnição da Força de Autodefesa do Japão em Ishigaki, uma das cidades de Okinawa (NHK)

A população de Okinawa teme o ataque dos inimigos com a instalação das bases antimísseis nas ilhas da província.

Já se passaram 51 anos desde que Okinawa retornou ao Japão, mas, ao contrário das expectativas na época, da retirada em larga escala das bases americanas, o fardo da segurança do Japão ainda pesa muito sobre as ilhas.

Muitos okinawanos foram para a manifestação na rua com o pedido Peace Action 2023 ou “ação de paz” na tradução literal, desejando fortemente um futuro pacífico enquanto olha para o seu passado.

Cartaz com a escrita “Peace Action 2023”, no dia da reversão de Okinawa ao Japão (QAB)

Fontes: QAB e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Arrepio nos trilhos: ‘trem zumbi’ estreia no Japão

Publicado em 16 de maio de 2023, em Artigos de Turismo

A operadora ferroviária que vai operar o trem espera capitalizar com a loucura zumbi dos últimos anos e atrair turistas que se afastaram com a pandemia de coronavírus.

Você encara essa aventura? (Watarase Keikoku Railway)

Uma casa assombrada sem escapatória por 60 minutos. Esse é o conceito de um novo trem turístico que deve operar no leste do Japão neste verão.

Publicidade

A Watarase Keikoku Railway passa por uma cadeia de montanhas entre Kiryu (Gunma) e o destino turístico de Nikko (Tochigi). Neste verão, passageiros terão a chance de embarcar não na viagem normal e confortável, mas em um jogo de escapada chamada “Zombie Train”.

A operadora Watarase Keikoku Railway Co., sediada em Midori, espera capitalizar com a loucura zumbi dos últimos anos e atrair turistas que se afastaram com a pandemia de coronavírus. A cidade de Nikko elaborou a ideia e trabalhou nos planos.

Normalmente, a maioria dos passageiros na linha ferroviária é formada por pessoas de mais idade, mas espera-se que esse projeto possa ampliar a base de clientes para um público mais jovem.

Os zumbis invadirão o primeiro vagão do trem Watarase Keikoku com janelas de vidro em viagens entre a estação de Omama em Midori e a de Tsudo em Nikko. Os passageiros terão que fugir dos zumbis enquanto o trem faz sua rota, incluindo algumas através de túneis muito escuros.

Aqueles que tiverem coragem o suficiente poderão embarcar no trem zumbi, que fará 9 viagens aos sábados e domingos entre 4 de junho e 9 de setembro.

O bilhete só de ida custará ¥3,5 mil para adultos e ¥2 mil para crianças.

Para mais informações, toque aqui.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - promoção Torcida BB!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!