Crianças são reunidas com a família após sobreviverem 40 dias na selva

As 4 crianças desapareceram após o avião onde estavam ter caído na selva em 1º de maio. A mãe delas e 2 pilotos morreram no acidente.

O Cessna 206 que transportava a mãe, que morreu, e seus 4 filhos na Colômbia (à esq.) e as crianças coma equipe de resgate (à dir.) – NHK

Quatro crianças que sobreviveram semanas sozinhas na selva amazônica colombiana foram reunidas com seus familiares e começaram a brincar novamente, disseram autoridades.

Publicidade

Os irmãos com idades de 13, 9, 5 e 1 estão se recuperando no hospital em Bogotá, capital da Colômbia.

Eles estão “muito fracos”, mas “felizes em ver seus familiares”, disse o avô, Fidencio Valencia.

As 4 crianças foram encontradas após mais de 1 mês de buscas pelas forças militares e residentes

Elas desapareceram após o avião onde estavam ter caído na selva em 1º de maio. A mãe das crianças e 2 pilotos morreram no acidente.

As equipes de resgate as encontraram após avistar sinais na selva, incluindo pegadas e frutas que elas haviam mordido.

Elas sobreviveram ao se alimentar de farinha que encontraram no meio dos destroços do avião e depois de sementes, disse Valencia.

O ministro da Defesa da Colômbia, Ivan Velasquez, que as visitou no hospital junto com o presidente Gustavo Petro no sábado (10), elogiou a irmã mais velha, Leslie, por cuidar dos menores.

Foi graças à ela, seu valor e liderança, que os outros 3 conseguiram sobreviver, com seu cuidado e conhecimento da selva”, disse Velasquez.

O médico das forças armadas, Carlos Rincon, disse que elas têm “deficiências nutricionais”, mas conseguiram sobreviver apenas “com alguns ferimentos leves, picadas de insetos e lesões na pele”.

As crianças pertencem ao grupo indígena Huitoto. O general Pedro Sanchez, que liderou a operação de busca, deu créditos aos indígenas que se voluntariaram para ajudar nos esforços de resgate.

A aeronave Cessna 206 onde estavam as crianças e sua mãe partiu de Araracuara com destino a San José del Guaviare quando emitiu um pedido de socorro devido a uma falha no motor.

Os corpos de 3 adultos foram encontrados no local da queda pelas forças armadas, mas pareceu que as crianças haviam escapado dos destroços e vagueado na selva para encontrar ajuda.

Em maio, a equipes de resgate recuperaram itens deixados para trás pelas crianças, incluindo uma mamadeira, tesoura, acessório de cabelo e abrigo provisório.

Pequenas pegadas também foram descobertas, o que levou as equipes a acreditarem que as crianças ainda estavam vivas na selva, que é lar para jaguares, cobras e outros predadores.

Membros da comunidade que as crianças pertenciam tinham esperança de que o conhecimento sobre frutas e habilidade de sobrevivência na selva que elas tinham as ajudaria a ter uma chance melhor de continuarem vivas.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Limpeza do para-brisa de forma simples e rápida

Publicado em 10 de junho de 2023, em Dicas Especiais

Confira o teste prático, em vídeo, do produto mais popular no Japão para deixar o para-brisa do carro brilhando.

Imagem: Portal Mie

Limpar eficientemente o para-brisa do carro nem sempre é uma tarefa fácil. Diversos tipos de sujeiras, como óleo, fuligem de escapamentos, poeira e poluição, vão impregnando na superfície, nos dias chuvosos alternados com os ensolarados.

Publicidade

Há diversos métodos caseiros e produtos específicos para este fim, porém o mais vendido na Amazon Japan chama-se Ki’irobin Gold Glass Cleaner, fazendo uma refência à embalagem amarela, e custa ¥695.

O componente principal, o óxido de cério, é reforçado com nanopó à base de vidro, um abrasivo ultrafino para remover os resíduos mais resistentes.

Para utilizá-lo basta passar uma água no para-brisa só retirar a poeira, secar e depois aplicar o produto com a esponja fornecida. Basta colocar uns 2 centímetros do produto na esponja e esfregar uma área do vidro e repetir o processo em toda a superfície. Depois de esfregar todo o vidro, jogue água, seque e pronto!

Usa-se pouco produto, por isso, sobra para mais limpezas.

Assista ao vídeo, com o teste prático.

Para ver este produto ou comprar toque aqui.

Veja também este produto para limpeza de faróis muito eficiente, e também este produto repelente de água para para-brisas.

Esta matéria foi feita com base em sugestões deixadas na página no Facebook do Portal Mie.

Caso queira dar sugestão de outro produto a ser testado, escreva nos comentários abaixo.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!