Orcas afundaram uma outra embarcação no sudoeste da Europa, marcando o quarto incidente do tipo na região nos últimos 2 anos.
O ataque mais recente registrou um grupo de orcas atingindo um iate no Estreito de Gibraltar por cerca de 45 minutos, disse a companhia de cruzeiros polonesa Morskie Mile em um post no Facebook em 31 de outubro.
A operadora da embarcação disse que o ataque persistente focou em barbatanas de condução e causaram danos extensos e vazamento.
“Apesar de tentativas do capitão de trazer o iate para o porto, tripulação e equipes de resgate do SAR (Search and Rescue – Busca e Resgate), rebocadores de porto e a Marinha de Marrocos, a unidade afundou perto da entrada do porto de Tanger Med”, disse a companhia.
O ataque é o mais recente caso reportado de orcas visando embarcações em Gibraltar – um fenômeno que intriga cientistas em comportamento animal.
Casos de orcas atacando embarcações que passam pelo Estreito de Gibraltar, que fica entre a Espanha e Marrocos e conecta o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo, começaram a ser registrados em 2020.
O comportamento estranho deixa cientistas perplexos, com alguns teorizando que as orcas podem estar ensinando uma às outra a atacar embarcações que passam na região.
Pesquisadores falaram em várias teorias para explicar o comportamento dos mamíferos aquáticos.
Essas explicações variam de escassez de alimentos e retomada turbulenta de atividades náuticas pós-pandemia a interações lúdicas.
Fonte: The Independent