Prefeitura de Anjo toma medidas em relação ao mau atendimento à brasileira que solicitou ‘seikatsu hogo’

O prefeito informou que assume a responsabilidade e vai reduzir o seu salário em 10%, além de outras medidas para evitar recorrência.

Com o microfone em mãos, o prefeito da cidade de Anjo faz as explicações em coletiva de imprensa (Chunichi Shimbun)

O caso de uma brasileira que solicitou assistência pública (seikatsu hogo) na prefeitura de Anjo (Aichi) e recebeu tratamento inadequado de 2 funcionários no guichê, foi investigado internamente e o prefeito anunciou na segunda-feira (25) as medidas para evitar recorrência.

Publicidade

Além de melhorar a formação dos funcionários e a alocação de intérpretes, a cidade também criará um plano de reforma que envolve toda a prefeitura, incluindo a contratação de um advogado.

Segundo a prefeitura, a equipe do projeto será formado por servidores municipais e o plano será traçado no próximo mês. Irão também criar regras para o registro das consultas no guichê, verificar e divulgar o grau de implementação do plano. O prefeito Motohito Mitsuboshi disse em coletiva de imprensa: “Trabalharemos em conjunto com os servidores para restaurar a confiança, a fim de criar uma cidade de coexistência multicultural”.

O prefeito também enfatizou que “isso não é responsabilidade de funcionários individuais, mas da cidade como um todo”. A fim de “assumir a responsabilidade como principal executivo”, ele apresentará ao conselho municipal no próximo mês uma emenda ao projeto de lei para reduzir o seu salário de 1,044 milhão de ienes por mês, em 10% ao mês.

Por outro lado, o servidor e seu superior hierárquico que atenderam a brasileira e disseram palavras ofensivas não estarão sujeitos às medidas disciplinares, pois o prefeito assumiu a responsabilidade.  

De acordo com um comitê terceirizado criado pela cidade, em novembro de 2022, dois servidores disseram à brasileira que “não podemos ajudar uma sem-teto”. O comitê terceirizado considerou essas palavras inapropriadas.

Mas, depois disso, a brasileira, com a ajuda de voluntários e um advogado, conseguiu se beneficiar da assistência social.

Fontes: Asahi, NHK e Chunichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Quase 80 mil estrangeiros ilegais no Japão

Publicado em 26 de março de 2024, em Sociedade

O número de estrangeiros em situação ilegal, seja por que o visto venceu ou porque entrou como turista e ficou, aumentou.

Imigração do Aeroporto Internacional de Narita (Manish Prabhune por Flickr)

Em 1º de janeiro deste ano, havia 79.113 estrangeiros permanecendo ilegalmente no Japão, um aumento de 8.622 (12,2%) em relação ao ano anterior, de acordo com um resumo da Agência de Serviços de Imigração.

Publicidade

Em termos de nacionalidade, os vietnamitas são em maior número de pessoas. 

Em relação aos status de residência, a maioria é de visitante temporário, o visto concedido a turistas, seguido de estagiários técnicos e atividades específicas.

  • Vietnamitas: 15.806 pessoas (+2.098)
  • Tailandeses: 11.494 pessoas (+1.945)
  • Sul-coreanos: 10.869 pessoas (+361)
  • Chineses: 6.881 pessoas (+99)
  • Filipinos: 5.069 pessoas (+407)
  • Indonésios: 4.537 pessoas (+1.352)
  • Taiwaneses: 3.191 pessoas (+318)
  • Srilanqueses: 2001 pessoas (+406)
  • Cambojanos: 1.731 pessoas (+546)
  • Malaios: 1.387 pessoas (-87) e outros

Olhando pelos status de residência, são:

  • Estadias de curta duração (turistas): 49.801 pessoas (+3.211)
  • Estagiários técnicos: 11.210 pessoas (+3.225)
  • Atividades específicas: 8.189 pessoas (+1.974)
  • Estudantes: 2.288 pessoas (-177)
  • Cônjuges de japoneses ou descendentes:. 1.880 pessoas (-57)

Com o aumento – e recorde – de estrangeiros residentes no Japão, aumenta-se também o número de pessoas que permanecem ilegalmente.

Fonte: Sankei 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!