Toyota acata exigências dos sindicatos para aumentos salariais

Além dos aumentos dos salários-base a Toyota irá conceder o maior bônus da história. Agora, o foco fica nos trabalhadores não regulares e haken das empresas de pequeno e médio portes.

Logo da Toyota Motor (NHK)

A chamada batalha da primavera (春闘, lê-se shunto), ou negociações salariais, estava aguardando a resposta da Toyota Motor, já que outras montadoras e outras grandes empresas do Japão já anunciaram, todas atendendo às premissas dos sindicatos.

Publicidade

Na quarta-feira (13), a Toyota Motor respondeu integralmente às exigências dos diversos sindicatos em relação aos aumentos salariais e bônus, pondo fim às negociações. Este é o quarto ano consecutivo que a maior montadora do mundo responde positivamente.

Dependendo da categoria, os aumentos são diferentes e, no caso mais elevado, os funcionários receberão 28.440 ienes a mais agregados ao salário-base. Em relação ao bônus, foi fixado o valor equivalente a 7,6 meses de salário mensal, o maior de todos os tempos.

“Com vistas ao futuro, atenderemos às demandas dos sindicatos por salários e bônus, com a esperança de aumentar o poder humano de todos que trabalham na Toyota”, disse o presidente da Toyota Motor, Tsuneharu Sato.

Como ficam os trabalhadores não regulares e haken

O foco daqui para frente será saber se o aumento salarial se estenderá às pequenas e médias empresas e aos trabalhadores não regulares, incluindo os haken shain, conduzindo ao ciclo econômico virtuoso que a gestão Kishida almeja.

Desde o começo do mês de fevereiro os sindicatos dos trabalhadores não regulares e haken vêm clamando para o aumento salarial, a fim de alcançar salários sustentáveis, já que o custo de vida da população vem aumentando seguidamente.

No ano passado, havia mais de 21 milhões de pessoas no Japão com empregos não regulares, representando 37% da força de trabalho total. Uma grande parte deles trabalha para fornecedores ou subcontratados das grandes indústrias e empresas. 

Mas, os trabalhadores irregulares e haken, sem uma representatividade forte como os grandes sindicatos, dependem das empresas empregadoras. Fica a expectativa se terão um aumento salarial que acompanha a curva ascendente dos aumentos de preços dos produtos e serviços.

Fontes: Nagoya TV, Tokai TV e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japonesas sentem desigualdade salarial em relação aos colegas do sexo oposto

Publicado em 14 de março de 2024, em Economia

Uma empresa japonesa fez uma pesquisa sobre a equiparação salarial independente do gênero e o que constatou é que elas sentem desigualdade.

Foto ilustrativa de uma executiva (Pexels)

A empresa Indeed Japan realizou uma pesquisa para avaliar o que as mulheres sentem em relação aos salários comparados aos colegas do sexo masculino.

Publicidade

Os resultados apontam que 81% das mulheres pensam que há desigualdade salarial entre gêneros: 17% acham que a diferença é muito grande, 27% sentem que há um pouco, enquanto 37% percebem que é relativamente grande. 

81% das japonesas sentem desigualdade de salário entre gêneros (FNN)

Além disso, 58% das japonesas acreditam que é improvável que a desigualdade de salários diminua nos próximos 5 anos. Esse percentual é cinco vezes maior do que as que pensam o contrário, ou seja, aquelas que consideram que pode mudar. 

Quanto mais elevado o cargo das japonesas que trabalham em tempo integral, mais sentem a disparidade, apontaram os resultados da pesquisa. As que ocupam cargos superiores a gerente de um departamento (94%) foram a maioria. Mas, as que ocupam cargos como gerentes de seção, subgerentes e as funcionárias em geral também sentem essa diferença.

“Olhando para trás, nos últimos 10 anos, a desigualdade dos salários entre gêneros vem sendo corrigida, mas ainda requer esforços para eliminar essas diferenças daqui em diante”, disse um porta-voz da empresa que realizou a pesquisa.

Fonte: FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!