UE investiga AliExpress por produtos online possivelmente ilegais

O serviço de compras online do Grupo Alibaba da China pode enfrentar multa de alto valor.

O AliExpress disse que respeitava todas as regras aplicáveis e regulamentos nos mercados onde ele opera (banco de imagens)

O AliExpress do Alibaba pode enfrentar multa pesada após a Comissão Europeia ter aberto em 14 de março uma investigação sobre a disseminação de materiais potencialmente ilegais e pornográficos, a terceira investigação do tipo após a plataforma de mídia social X e TikTok.

Publicidade

A medida ocorre sob poderes concedidos à gestão da UE da Lei de Serviços Digitais (DAS), a qual exige que companhias realizem mais ações para combater produtos ilegais e prejudiciais em suas plataformas e seguiu um solicitação por informação enviada ao AliExpress em novembro passado.

Funcionários da comissão disseram a repórteres que estavam preocupados com a disseminação em potencial de produtos ilegais como medicamentos falsos, não conformidades na indústria de alimentos e suplementos alimentares ineficazes no AliExpress.

Eles também estão buscando possíveis links escondidos onde produtos não conformes podem ser vendidos de uma maneira que não é transparente aos usuários e o papel de influenciadores nesse assunto.

“Não encontramos ainda nesse estágio que o AliExpress não está alinhado. Estamos simplesmente suspeitando que temos elementos com os quais eles não estão em conformidade. Essa não é uma descoberta de uma violação”, disse um dos funcionários.

O AliExpress disse que respeitava todas as regras aplicáveis e regulamentos nos mercados onde ele opera.

As chamadas VLOPs (very large online platforms – plataformas online de grande dimensão) como o AliExpress são companhias com mais de 45 milhões de usuários na Europa que estão sujeitas às regras mais duras da DAS. Violações podem levar a multas de até 6% do faturamento anual global.

A comissão também enviou solicitações pedindo informação ao Bing da Microsoft, Google Search, Facebook e Instagram da Meta Platforms, Snapchat, TikTok da Byte Dance, e o X de Elon Musk sobre seus usos de inteligência artificial generativa.

Funcionários da comissão disseram que eles querem saber se as companhias conduzem avaliações de risco e medidas de mitigação para combater conteúdo de IA generativa potencialmente prejudicial.

A crescente popularidade de sistemas de IA generativa como o ChatGPT da OpenAi e o chatbot Gemini do Google alimentaram preocupações em relação à desinformação e notícias falsas.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão homenageia vítimas do ataque com gás sarin no metrô de Tóquio

Publicado em 20 de março de 2024, em Sociedade

Em 20 de março de 1995, membros do culto Aum Shinrikyo lançaram o tóxico gás nervoso dentro de vagões cheios na hora do rush em três linhas do metrô de Tóquio.

Familiares fizeram homenagens às vítimas, na imagem superior à direita, ambulâncias e equipes médicas no dia do ataque em 1995 (NHK, Wikimedia Commons)

Vítimas do ataque com gás sarin no metrô de Tóquio foram homenageadas nesta quarta-feira no 29º ano após o incidente fatal.

Publicidade

Em 20 de março de 1995, membros do culto Aum Shinrikyo lançaram o tóxico gás nervoso dentro de vagões cheios na hora do rush em três linhas do metrô em Tóquio.

Quatorze pessoas morreram e cerca de 6,3 mil ficaram feridas.

Na estação de Kasumigaseki, funcionários fizeram um momento de silêncio por volta das 8h, a hora quase exata do ataque.

Familiares enlutados, pessoas afetadas pelo incidente e passageiros do metrô ofereceram flores em um altar dentro da estação e fizeram orações.

O antigo líder do Aum Shinrikyo, Shoko Asahara, cujo nome real era Chizuo Matsumoto, e outros 12, foram executados em 2018 por uma série de crimes cometidos pelo grupo.

A Agência de Inteligência de Segurança Pública diz que vários grupos sucessores continuam ativos e que um conhecido como Aleph está recrutando jovens enquanto esconde seu nome.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!