Em relação aos 6 estrangeiros encontrados mortos em um apartamento de um hotel de luxo, no centro de Bangkok, capital da Tailândia, na terça-feira (16), a polícia local informou sobre o andamento da investigação, no dia seguinte, quarta-feira (17).
O grupo de homens e mulheres, sendo 4 vietnamitas e 2 nascidos no Vietnã, com cidadania americana, na faixa dos 30 aos 50 anos, iria se encontrar no Japão, mas decidiu mudar o destino para Bangkok por causa da questão do visto para entrar em solo nipônico, descobriu a polícia local.
Segundo a investigação, uma das pessoas, a cidadã americana de origem vietnamita, 55 anos, tinha uma dívida de 10 milhões de baht ou aproximadamente 40 a 43 milhões de ienes, por causa de um investimento. Ao parecer, o investimento proposto pela americana incluía a construção de um hospital no Japão.
As seis pessoas se deslocaram para a Tailândia, via aérea, nos dias 13 e 14. Os homens e mulheres ocuparam apartamentos separados, mas os corpos foram encontrados em um deles.
A polícia reiterou que não havia sinais de luta. No apartamento foram encontrados pratos (alimentos) intocados e nos copos foi detectado um resto de pó branco, identificado como cianeto. A mesma substância tóxica foi confirmada nos respectivos corpos. Portanto, morreram por envenenamento.
Como não havia sinais da presença de outras pessoas no apartamento, a polícia tailandesa presume que uma delas tenha oferecido bebidas com essa substância, incluindo a si mesma.
Fontes: Tokyo Shimbun e NHK