Cento e noventa e cinco fabricantes de alimentos e bebidas estão planejando aumento de preços para um recorde de 1.380 produtos no mês de janeiro em meio a custos em alta de logística e mão de obra, disse a Teikoku Databank na quinta-feira( 26).
De acordo com a empresa de pesquisa, os aumentos em janeiro se centrarão em produtos do pão.
A Yamazaki Baking deve aumentar os preços de 290 itens em uma média de 5,6%, incluindo seu pão de forma Royal Bread e seu pão doce de feijão vermelho “Usukawa Tsubuan”.
Uma outra fabricante de pães, a Pasco Shikishima, planeja aumentos de 1% a 5% para seu pão de forma emblemático Chojuku e outros 234 produtos.
A Teikoku Databank também disse que consumidores terão que pagar mais para um total de 6.121 itens entre janeiro e abril, com fabricante de alimentos congelados e de bebidas alcoólicas, em particular, se apressando para aumentar preços após as fabricantes de pães.
Se o ímpeto de aumento de preços continuar intacto, 15 mil a 20 mil produtos alimentícios e bebidas ficarão mais caros para todo o ano de 2025, comparados com 12.520 itens neste ano, previu a companhia.
Fonte: Japan Times